Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Energia e retalho dão primeira queda à bolsa portuguesa em cinco sessões

Os títulos do sector energético foram os que mais pressionaram a sessão desta segunda-feira, 25 de Abril, na praça lisboeta. Os ganhos do sector financeiro e da Pharol não foram suficientes para inverter a trajectória.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Abril de 2016 às 16:45
  • 6
  • ...
O índice accionista português arrancou a semana de negociações em queda, com a primeira sessão negativa em cinco, levando o PSI-20 a recuar 0,59% para os 5.063,19 pontos.

A condicionar mais fortemente a performance na praça nacional estiveram os títulos do sector energético, em particular a Galp que perdeu 1,53% para 11,895 euros por título, e os papéis do universo EDP, com a Renováveis a ceder 1,21% para 6,8 euros e a EDP a ficar inalterada nos 3,076 euros. Também a Jerónimo Martins fechou em perda, de 0,9% para os 14,25 euros.

Dos 18 títulos que compõem o índice, 12 fecharam com variação negativa em relação à sessão de sexta-feira e apenas cinco - Sonae Capital, BCP, Altri, BPI e Pharol - tiveram ganhos.

No sector financeiro, os ganhos mais expressivos vieram do BCP (0,99% para 0,04 euros), depois de na semana passada o banco ter aprovado em assembleia-geral o processo de fusão de 75 acções numa só e aberto a porta à entrada de novos accionistas numa futura ampliação de capital.

É a quarta sessão de avanços para a instituição liderada por Nuno Amado, que está assim no valor máximo de um mês, no dia em que o banco anunciou a assinatura da escritura para a fusão com o Atlântico em Angola.

Já o BPI registou a segunda sessão positiva, avançando 0,18% para 1,085 euros, depois de notícias contraditórias no fim-de-semana sobre o possível reinício das negociações entre a Santoro de Isabel dos Santos e os espanhóis do Caixabank para resolver a exposição do banco a Angola. 

As maiores cedências chegaram no entanto da Corticeira Amorim (caiu 2,49% para 6,5 euros), Mota-Engil e Portucel - ambas mais de 1,5%.

Lisboa acompanhou assim o sentimento negativo da generalidade das pares europeias, onde os títulos das produtoras de matérias-primas e energéticas também conduziram as perdas, no caso pela segunda sessão consecutiva. Numa sessão que está a ser de perdas para as principais unidades de crude nos mercados internacionais, com o barril de petróleo Brent a perder 0,44% em Londres para 44,91 dólares e o West Texas Intermediate a cotar nos 43,22 dólares, perante um recuo de 1,17% no seu valor.

(Notícia actualizada às 16:56 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Galp EDP Jerónimo Martins Sonae Capital BCP Altri BPI economia negócios e finanças bolsa mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio