Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong prevê lucro trimestral de 46 milhões para Portucel

O Haitong estima que a papeleira apresente um “conjunto de resultados fortes suportados pela elevada produção de pasta, por preços do papel estáveis e melhoria das margens do [papel] tissue”.

A Portucel deverá pagar um dividendo ilíquido por acção de 23,7 cêntimos (15,9 cêntimos referentes aos resultados de 2015 e 7,81 cêntimos por distribuição de reservas). Isto apesar de já ter pago 18,13 cêntimos por acção no final do ano passado. Contabilizando os 23,7 cêntimos que a empresa ainda irá distribuir, a taxa de rentabilidade é de 7,73%.
Miguel Baltazar
25 de Abril de 2016 às 11:30
  • ...

Na próxima quinta-feira, 28 de Abril, a Portucel apresenta os seus resultados. O banco Haitong, numa nota de análise a que o Negócios teve acesso, estima que a papeleira obtenha um lucro líquido de 46 milhões de euros no primeiro trimestre de 2016. Este valor representa um crescimento de 10% face ao resultado homólogo registado em 2015. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) terá crescido 11% para os 90 milhões de euros.

A Haitong antecipa que a Portucel "apresente um conjunto de resultados fortes suportados pela elevada produção de pasta de papel (depois do aumento de capacidade de uma das suas fábricas), por preços do papel estáveis e melhoria das margens do [papel] tissue".


O banco de investimento acredita que a empresa de papel vai ver os seus custos diminuir depois de no ano passado os custos com a madeira terem sido "elevados" devido à importação de matéria-prima mais cara. "Destacamos que estes resultados devem já mostrar o impacto negativo do fim [da atribuição do] subsídio pela central de cogeração, bem como o impacto dos direitos de importação para os Estados Unidos", afirmam os analistas do banco de investimento.

"Estes dois impactos podem representar cerca de 5 milhões de euros do EBITDA deste trimestre. Apesar disso, o EBITDA deverá registar um crescimento homólogo de 11%", acrescentam.

Os analistas do Haitong referem ainda, na nota de análise, que vêem as acções da Portucel como uma oportunidade de compra "dada a forte geração de 'cash flow' e dado o compromisso de manter o pagamento de um dividendo elevado" da empresa.


"Pensamos que a Portucel tem espaço para manter o seu EBITDA, ou mesmo fazê-lo crescer em 2016 apesar de vir de um ano recorde em 2015. Admitimos que os riscos [que envolvem] os preços da pasta possam afectar o EBITDA da Portucel mas notamos que menos de 10% do EBITDA de 2015 foi gerado por vendas externas de pasta".

As acções da Portucel estão a cair 1,40% para 3,096 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais Portucel Haitong pasta e papel papeleiras resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio