Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias registam maior queda de 2015

As principais praças europeias fecharam num vermelho carregado naquela que foi a sessão com maiores perdas em 2015. O fortalecimento do euro face ao dólar perante o arrefecimento da economia norte-americano penalizou as cotadas do Velho Continente, nomeadamente as do sector exportador.

Reuters
29 de Abril de 2015 às 17:33
  • 4
  • ...

As principais praças bolsistas europeias registaram fortes perdas na sessão desta quarta-feira, para a maior queda verificada em 2015.

 

O Stoxx 600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, recuou 2,21% para 397,30 pontos num dia em que negociou em mínimos de 1 de Abril, cortando para 16% os ganhos acumulados ao longo de 2015. Entre os sectores que mais pressionaram o Stoxx 600, destaque para o sector automóvel que perdeu 3,36% e para as tecnológicas que cederam 2,47%.

 

Penalizado pela queda registada no sector automóvel, o índice alemão DAX liderou as perdas com uma desvalorização de 3,21%. O CAC 40 e a praça italiana também caíram mais de 2%, numa sessão em que o principal índice helénico, o FTSAE, deslizou 1,25% interrompendo assim um ciclo de cinco dias consecutivos a valorizar.

 

A penalizar as praças europeias esteve a divulgação de novos dados económicos nos Estados Unidos, cujo produto interno bruto (PIB) avançou apenas 0,2% nos primeiros três meses deste ano face ao mesmo período do ano passado. Os analistas previam um crescimento de 1%.

 

A reacção da moeda única europeia ao abrandamento da maior economia mundial reflectiu-se numa forte subida face ao dólar. O euro está a negociar novamente acima da barreira dos 1,11 dólares, algo que não acontecia desde o passado dia 4 de Março.

 

A valorização do dólar foi um dos factores que pressionou as bolsas europeias na medida em que penalizou as empresas exportadoras, dado que um euro mais forte lhes retira competitividade nos mercados internacionais, designadamente nos mercados do dólar.

Ver comentários
Saber mais Bolsas Europeias Stoxx 600 DAX FTASE CAC 40 PIB Euro Dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio