Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Barclays e Credit Suisse fecham multas recorde em investigação a “bolsas sombra”

Mais de 150 milhões de dólares será o montante total que os bancos aceitaram pagar para concluir as investigações às suas conhecidas "dark pools". A multa a pagar pelo Barclays é mesmo a maior de sempre, num caso apelido pelo procurador-geral de Nova Iorque como a "primeira grande vitória".

Bloomberg
01 de Fevereiro de 2016 às 10:06
  • 2
  • ...

O Barclays e o Credit Suisse chegaram a acordo com o regulador norte-americano para os mercados e com a procuradoria-geral de Nova Iorque, numa investigação às "bolsas sombra", ou "dark pools". As instituições financeiras admitiram más práticas na gestão das suas plataformas, com o banco britânico a fechar aquela que é mesmo a maior multa alguma vez paga num caso relacionado com "dark pools".

70 milhões de dólares, ou cerca de 64,5 milhões de euros. Esta é a multa que o Barclays aceitou pagar para concluir a investigação da Securities and Exchange Commission (SEC) e do procurador-geral, Eric Schneiderman. Segundo um comunicado do regulador citado pela Bloomberg, o montante será dividido pelas duas autoridades, com a instituição britânica a assumir que induziu em erro os investidores e violou as regras dos mercados.

Já o Credit Suisse, por seu lado, irá pagar à SEC e à procuradoria-geral 60 milhões de dólares, no âmbito da mesma investigação a "dark pools". Adicionalmente, o banco suíço aceitou entregar à SEC 24,3 milhões de dólares, um montante que representa os lucros que terá obtido ilegalmente acrescidos de juros.

Ambas as instituições disseram em comunicado estar satisfeitas com a resolução das investigações. Já Eric Schneiderman salientou que "estes casos marcam a primeira grande vitória na luta contra a fraude na negociação em ‘dark pools’, que começou quando acusamos primeiro o Barclays". E concluiu: "continuaremos a levar a luta aos que procuram enganar o sistema e aos que viram a cara" ao problema. 

Ver comentários
Saber mais dark pool Barclays Credit Suisse Securities and Exchange Commission investigação regulador bolsa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio