Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca grega dispara e leva bolsa a aproximar-se da melhor semana em dois meses

Os principais bancos gregos estão a registar fortes valorizações levando o principal índice grego a subir mais de 3%. Os juros da dívida pública estão a cair no dia em que tem lugar a reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro em Riga.

24 de Abril de 2015 às 11:13
  • 3
  • ...

O principal índice da bolsa grega está esta sexta-feira, 24 de Abril, a negociar no verde. A praça helénica soma 3,67% e este comportamento está a ser impulsionado pelo sector financeiro, que regista uma forte valorização. O National Bank of Greece sobe 7,69% para 1,12 euros, o valor mais elevado registado esta sexta-feira.

 

O Piraeus Bank, que ontem revelou que vai perdoar as dívidas inferiores a 20 mil euros dos seus clientes que recebam ajuda humanitária no âmbito do programa lançado pelo Governo, dispara 14,44% para 31,7 cêntimos, tendo já subido 15,52%. O Eurobank Ergasias avança 9,09% para 12 cêntimos, tendo crescido já 10,91% para os 12,2 cêntimos.

 

Por outro lado, os juros da dívida helénica estão a descer no mercado secundário. As "yields" a três anos recuam 39,9 pontos base para os 24,466%, a cinco anos descem 46,9 pontos base para 17,265%. A dez anos, os juros caem 11,3 pontos base para os 12,191%.

 

Esta sexta-feira tem lugar o encontro dos ministros das Finanças do Euro (Eurogrupo) em Riga, na capital da Letónia. Na chegada à reunião, vários responsáveis garantiram não esperar qualquer decisão sobre Atenas no encontro desta sexta-feira, devido à falta de progressos nas negociações técnicas. "Penso que, hoje, não faremos progressos decisivos em relação à questão da Grécia", afirmou o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, citado pela Bloomberg. "As negociações entre as instituições e a Grécia não estão suficientemente avançadas. Faremos um relatório da situação e todos diremos, provavelmente, que o tempo é finito".

 

A mesma mensagem foi deixada pelo ministro das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan, que não espera "resultados definitivos neste encontro", que será ocasião para debater outros temas. "É uma ocasião para discutir questões como a união dos mercados de capitais e os orçamentos da União Europeia" e temas como a imigração, avançou o governante.

 

Antes do início da reunião, também o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem sublinhou o atraso nas negociações técnicas entre Atenas e os parceiros europeus. E deixou um aviso: o tempo está a esgotar-se e a Grécia precisa de acelerar a apresentação da lista de reformas.

 

Na Grécia, o porta-voz do Governo, Gavriel Sakellarides, garantiu que assim que as partes cheguem a acordo, Atenas está preparada para implementar reformas. "Estamos prontos para as reformas mas estamos à espera de um acordo", avançou.

Ver comentários
Saber mais bolsa grega juros da dívida pública mercado secundário Eurobank Ergasias Piraeus Bank National Bank of Greece Eurogrupo Alexis Tsipras Jeroen Dijsselbloem Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio