Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Uber encerra serviços em Espanha

A aplicação uberPop será temporariamente suspensa no país vizinho, cumprindo a sentença da justiça espanhola. Mas a empresa norte-americana ainda não desistiu do mercado espanhol.

Bloomberg
02 de Janeiro de 2015 às 10:30
  • 1
  • ...

A Uber, plataforma digital de origem norte-americana que põe em contacto condutores sem licença com passageiros que necessitem de transporte, anunciou a 31 de Dezembro de 2014, quarta-feira passada, a suspensão temporária da sua actividade em Espanha, onde actuava com o serviço uberPop, avança a edição online do jornal ABC.  

 

A decisão foi tomada após um juiz ter ordenado o seu encerramento na sequência de uma denúncia da Associação de Táxi de Madrid, que acusa a empresa Uber de "concorrência desleal".

 

Em comunicado citado pelo jornal espanhol, Carlos Lloret, director da Uber em Espanha explicou as razões da saída da companhia norte-americana daquele mercado. "No dia de hoje [31 de Dezembro] recebemos a sentença formal e, em cumprimento com a ordem do Tribunal de Comércio e respeitando a lei, suspendemos temporariamente a uberPop em Espanha, enquanto recorremos da sentença judicial e avaliamos novas operações para dar aos espanhóis acesso a viagens seguras e cómodas".

 

Carlos Lloret adiantou ainda que a empresa norte-americana, avaliada em mais de 30 mil milhões de euros, vai colaborar "para desenvolver o novo e necessário objectivo regulatório para criar um espaço justo para a Uber e a economia colaborativa",

 

O director da Uber em Espanha recordou ainda, no comunicado citado pelo ABC, que a "Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) [de Espanha] deixou claro que as restrições de transporte actuais são contrárias à concorrência e restringem a entrada de novos agentes no mercado, em prejuízo dos consumidores". E alerta que a mesma CNMC fixou "a necessidade de regular a economia colaborativa a favor dos consumidores".

 

Ver comentários
Saber mais Uber taxis Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio