Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxistas manifestam-se esta terça-feira contra a Uber em Lisboa, Porto e Faro

Taxistas realizam no dia 8 de Setembro um protesto no Porto, em Lisboa e em Faro, com a realização de marchas lentas, a partir das 08:30, contra o transporte de passageiros por condutores ligados à aplicação electrónica Uber.

Sergio Perez/Reuters
Negócios 07 de Setembro de 2015 às 17:45
  • 10
  • ...

"A razão do protesto visa alertar para os efeitos da violação da lei, do não-acatamento de decisões judiciais, constituindo neste caso crime", e protestar contra a "tolerância dos decisores" e a "inacção dos fiscalizadores, no uso das competências e obrigações a que estão vinculados", explicou, em comunicado, a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).

 

Os taxistas realizam uma marcha lenta em cada uma das três cidades e pretendem entregar um dossiê explicativo das suas razões ao presidente do instituto da Mobilidade Terrestre e à ministra da Justiça.

 

"A ANTRAL não pode sentar-se à mesa, como propõe o Governo, com uma empresa que age ilegal e criminosamente, ao recusar-se, nomeadamente, a cumprir decisões judiciais", considerou a associação representativa dos taxistas.

 

Em Lisboa, a concentração está marcada para o Parque das Nações e os taxistas vão percorrer várias vias, nomeadamente a Segunda Circular, Campo Grande, Saldanha, Marquês de Pombal e Praça Luís de Camões, para terminarem na Praça do Comércio, junto ao Ministério da Justiça.

 

No Porto, a marcha parte da Praça Gonçalves Zarco, pela Avenida da Boavista, Avenida dos Aliados, Via de Cintura Interna (sentido descendente), A28 (sentido Porto/Viana do Castelo), A4 (sentido Matosinhos/Vila Real), VRI (Via Regional Interior), Aeroporto Francisco Sá Carneiro, A41, A28 (sentido Viana do Castelo/Porto), Estrada Exterior da Circunvalação (sentido descendente) e Praça S. Salvador, voltando à Praça Gonçalves Zarco.

 

Em Faro, à concentração no Parque das Cidades (Estádio do Algarve) segue-se o desfile para o aeroporto, após o que seguirão para a cidade, subindo pela Avenida Calouste Gulbenkian, passando pela rotunda do Hospital, em direcção à Avenida do Liceu, terminando o Parque de São Francisco.

 

O Tribunal Central de Lisboa aceitou a 28 de Abril deste ano uma providência cautelar interposta pela ANTRAL, e proibiu os serviços da aplicação de transportes Uber em Portugal, decisão que foi confirmada pelo mesmo tribunal em Junho.

 

Nessa ocasião, fonte da Uber disse que a ANTRAL se enganou na empresa contra a qual dirigiu a providência cautelar e que acusou a aplicação de prestar um serviço que não é prestado em Portugal - o Uber-Pop, que permite a qualquer pessoa, sem formação, disponibilizar o seu carro pessoal na plataforma e transportar clientes.

 

Por seu lado, o presidente da ANTRAL acusa a Uber de "continuar a trabalhar da mesma forma" que trabalhava antes da decisão do tribunal.

Ver comentários
Saber mais Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários ANTRAL Uber Portugal transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio