Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montijo: ANA propõe fundo de mitigação dos impactes ambientais financiado pelos operadores

A gestora aeroportuária diz que concorda com a maioria das propostas da Agência Portuguesa do Ambiente para compensar impactos do futuro aeroporto do Montijo, mas reclama para outras "um debate mais aprofundado". E propõe criar um fundo financiado também pelos operadores em função do seu impacto ambiental.

  • 5
  • ...

A ANA -  Aeroportos de Portugal manifestou esta sexta-feira "a sua concordância com a maioria das propostas apresentadas na minuta de Declaração de Impacte Ambiental (DIA)" da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


Das 159 medidas exigidas, "considera-se que apenas algumas requerem um debate mais aprofundado para avaliação da sua exequibilidade e benefício ambiental", afirma a gestora dos aeroportos nacionais numa nota, não revelando quais as medidas em causa.

A ANA adianta ainda que propôs "uma iniciativa conjunta com todos os stakeholders para a criação de um fundo com um sistema de governança colegial, com o objetivo de potenciar as ações de mitigação e compensação dos impactes ambientais das aeronaves, nomeadamente para a redução do impacto sonoro e proteção da natureza". Uma proposta que, frisa, tem "uma lógica inovadora" e vai "ao encontro das preocupações dos municípios".

Segundo explicita, as iniciativas abrangidas pelo fundo integrarão as medidas do projeto de DIA referentes aos impactos das aeronaves, e as que venham a ser identificadas no futuro.

"O fundo será financiado pelos operadores em função do seu impacto ambiental, e pela ANA através de uma dotação financeira inicial que assegurará o arranque das ações", afirma ainda a empresa detida pelo grupo francês Vinci, acrescentando que a concretização do Fundo de Mitigação e Compensação dos Impactes Ambientais causados pelas aeronaves "colocará Portugal na linha da frente das iniciativas ambientais no setor aeroportuário europeu".

Ver comentários
Saber mais ANA aeroportos Montijo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio