Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investigadores: “Ainda não sabemos porque é que o avião caiu”

Os investigadores extraíram, com sucesso, ficheiros de audio "utilizáveis" do gravador do cockpit encontrado ontem no local do acidente. No entanto, será necessário algum tempo para analisar os dados, não havendo, para já, nenhuma explicação para o acidente.

Bloomberg
25 de Março de 2015 às 17:23
  • ...

Os especialistas do Gabinete de Investigações e Análises (BEA) da autoridade de aviação civil de França extraíram "com sucesso" os dados da caixa negra do A320 que foi encontrada ontem no local do acidente. Contudo, os investigadores ainda não têm uma explicação para o acidente e garantem que o processo poderá demorar vários dias.

 

"Temos o som e as vozes de todo o voo até ao impacto", informou Rémi Jouty, director do BEA, numa conferência de imprensa realizada esta quarta-feira. "Conseguimos obter ficheiros utilizáveis, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre o que aconteceu. Ainda não sabemos porque é que o avião caiu".

 

Jouty explicou que o avião embateu nas montanhas a alta velocidade, e que a última mensagem da aeronave foi uma comunicação de rotina, sobre a trajectória de voo. Um minuto depois, a aeronave começou a perder altitude até ao embate. Para esta queda, de cerca de 3.500 pés por minuto, ainda não há uma explicação.  

 

"Não posso comentar se os pilotos estavam conscientes", afirmou o director do BEA. "há vozes, mas não posso acrescentar mais nada. Não sabemos quem fala, e precisamos de tempo para esclarecer esses detalhes, não é assim tão fácil".

 

O porta-voz da investigação não quis comentar nenhuma causa hipotética do acidente, mas garantiu que a existência de fragmentos tão pequenos nos destroços "não é característica de uma explosão durante o voo".

 

Jouty também descartou quase por completo que tenha sido o estado do tempo o responsável pelo desastre. "Nenhuma informação nos leva a crer que tenha sido um factor-chave", adiantou. Também uma falha no motor foi posta de lado pelo responsável. "Não parece que tenha havido uma falha nos motores".

 

"Não posso precisar nem confirmar nada", concluiu o director do BEA, que confirmou a informação dado pelo presidente francês esta tarde, de que a segunda caixa negra do avião – a que contém os dados técnicos – ainda não foi encontrada.

 

Quanto à identidade dos pilotos, Jouty explicou que é política do BEA não revelar os nomes durante a investigação. "Vamos investigar, naturalmente, o histórico profissional dos pilotos", informou. 

Ver comentários
Saber mais Gabinete de Investigações e Análises BEA França Rémi Jouty director do BEA acidentes e desastres acidentes de transporte
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio