Notícia
Rentabilidade da Vodafone em Portugal diminuiu
A Vodafone Portugal registou uma queda na rentabilidade no exercício terminado em Março deste ano. O EBITDA caiu 6,5%. A operadora em Portugal teve, nesse exercício, um aumento de 73% nos seus investimentos atingindo 1,6 milhões de casas cabladas com fibra óptica. Os clientes de serviços fixos, como televisão, superaram os 300 mil.
A Vodafone Portugal registou, no exercício findo em Março, uma descida no EBITDA de 6,5%, para 289 milhões de libras (cerca de 398 milhões de euros). As receitas caíram 13,2%, para 771 milhões de libras (cerca de 1.061 milhões de euros) mas a Vodafone atribui à queda nas receitas de serviços móveis.
"Em Portugal continuamos a verificar uma queda nas receitas de serviços móveis pela pressão nos preços das ofertas convergentes, reflectindo um período prolongado de intensa concorrência, parcialmente compensada pelo crescimento forte das receitas fixas", diz a Vodafone no comunicado dos resultados anuais divulgados esta terça-feira, 19 de Maio.
A Vodafone Portugal atingiu, de acordo com a empresa, a cobertura de 1,6 milhões de lares com fibra óptica, conseguido pelo acordo com a PT Portugal de partilha da rede. Para aumentar a cobertura o investimento da Vodafone Portugal subiu 73%, atingindo 376 milhões de euros.
Estes indicadores financeiros resultam num crescimento de clientes fixos no ano, tendo no final de Março superado a fasquia dos 300 mil. A Vodafone contabiliza 330 mil clientes fixos. Já nos móveis a queda de 164 mil face a Janeiro levou ao registo de um total de 5,043 milhões de clientes móveis, sendo 68,6% pré-pagos.