Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receitas da PT Portugal caíram 9,4% para 579 milhões de euros

Os proveitos da dona da Meo caíram 9,4% para 579 milhões de euros até Setembro. Os negócios empresarial e grossista impulsionaram estes resultados, tendo sido afectados “por um longo período de instabilidade na liderança”.

Paulo Duarte
28 de Outubro de 2015 às 11:33
  • 13
  • ...

A Altice registou receitas em Portugal de 579 milhões de euros no terceiro trimestre do ano. Um valor que representa uma queda de 9,4% face ao mesmo período do ano passado, segundo a apresentação das contas do grupo francês divulgadas esta quarta-feira, 28 de Outubro.

Os dados da operação em Portugal do grupo francês já só incluem a performance da PT Portugal, uma vez que a Altice já alienou a Cabovisão e a Oni.

Comparando as receitas da dona do Meo com os números do trimestre anterior, a queda é inferior situando-se em 1,9%, tendo sido impulsionada principalmente pelo segmento empresarial. Um desempenho que foi afectado "por um longo período de instabilidade da liderança, pelo período de transição e por um abrandamento geral na estratégia do mercado", lê-se na apresentação do grupo francês.

Os proveitos do segmento particular caíram 3,4% e a dos serviços 1,7%.

As receitas no móvel caíram 8,5% para 150 milhões de euros devido a perdas no pré-pago causadas pelos preços agressivos da concorrência.

A Altice, que comprou a Meo em Junho, destaca o crescimento da operadora no fixo com as receitas a cresceram 0,3% para 176,3 milhões com o ARPU (receita média por cliente) a crescer 3,5%.

Excluindo os negócios "core" de telecomunicações, a qual decresceu 34%, só as receitas de telecomunicações registaram uma queda de 6,8%.

Já o EBITDA aumentou 11,5% para 262 milhões de euros, "devido a poupanças significativas, principalmente nos custos de manutenção da rede, IT e despesas", com a margem a também a crescer 8,4% para 45,2%.

O Capex (despesas de capital) em Portugal foi de 68 milhões de euros, representando 11,7% do total de receitas, em linha com os valores registados no mesmo período do ano anterior, enquanto o free cash flow operacional foi de 194 milhões de euros, um crescimento de 16.

No que toca a nível operacional, a dona do Meo no final de Setembro tinha 2,112 milhões de casas passadas com fibra, 396 mil clientes de cabo e 355 mil clientes na modalidade triple play (televisão, internet e telefone) e 6. 234 mil clientes no móvel.

De Julho a Setembro a Meo registou 6 mil novos clientes na televisão paga, 8 mil no segmento de banda larga, 6 mil no telefone fixo e 44 mil no móvel.

O total de unidades geradoras de receita (RGUs) foram 1,14 milhões, com a televisão paga a representar 388 mil deste número, a banda larga 362 mil e o telefone 391 mil.

Já o ARPU no fixo situou-se em 40,1 euros, enquanto no mesmo período do ano passado registou 38 euros, e no móvel atingiu os 7,4 euros por cliente, um valor que compara com os 7,8 euros registados em 2014.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal telecomunicações Altice Meo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio