Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apax, Bain e Semapa entregam proposta vinculativa pela PT 100% financiada pela banca (act.)

Os fundos Apax e Bain, em conjunto com a Semapa, já entregaram a sua proposta vinculativa para comprar a PT Portugal, confirmou o Negócios junto de fonte financeira. O consórcio reforçou o seu sindicato bancário.

Bloomberg
28 de Novembro de 2014 às 16:19
  • 4
  • ...

Como já estava previsto, os fundos Apax e Bain, em conjunto com a Semapa, já entregaram a proposta de compra da PT Portugal ao BTG Pactual, accionista da Oi e intermediário financeiro na eventual venda, soube o Negócios.

 

A proposta, que está totalmente financiada, já contém a participação da Semana no consórcio, que pode variar entre 5 e 10%, como informou a empresa de Pedro Queiroz Pereira ao mercado.

 

"A Semapa acredita que, através desta aliança com os fundos Apax e Bain, estará a contribuir para um futuro otimista da operação da PT Portugal, permitindo à empresa manter-se como líder no mercado nacional, nos vários segmentos onde actua, designadamente na área das comunicações móveis, fixas, internet, televisão e inovação", disse a empresa de Pedro Queiroz Pereira, numa nota enviada às redacções.

 

A mesma fonte refre que a empresa portuguesa "tem uma perspetiva de investimento de longo prazo com esta entrada no capital da PT Portugal e, dentro do possível, assumir um papel de acionista português de referência. É uma estratégia que pretende que se mantenha no futuro."

  

Nesta proposta firme este consórcio reforçou o sindicato bancários e ao Barclays, "adviser" e líder do sindicato,  ao Bank of America Merrill Lynch e à UBS, juntam-se o  Royal Bank of Scotland Group PLC (RBS) e a Unicredit Group, soube o Negócios.

 

Inicialmente a proposta financeira estava suportada em 70% pela banca e o remanescente com capitais próprios dos fundos, mas com este reforço do sindicato bancário a operação, que chegou aos accionistas da PT Portugal está 100% garantida pelas instituições bancárias.

 

A Apax e a Bain, juntaram à sua proposta a Semapa, desconhecendo-se se houve ou não alguma alteração no preço. Para já, o que se sabe é que a oferta é de 7.075 milhões de euros, dos quais 800 milhões serão entregues de forma diferida.

 

Esta sexta-feira, os CTT informaram que se iriam juntar à Altice, mais tarde, caso o grupo francês fosse o vencedor na corrida à PT Portugal. Os Correios surgem como parceiros de negócio, sem qualquer participação de capital, podendo chegar a receber um total de 30 milhões de euros, de forma faseada, tendo em conta as sinergias previstas. 

 

(actualiza com declaração da Semapa sobre a sua participação no consórcio)

Ver comentários
Saber mais Oi PT Portugal Bain Apax Semapa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio