Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oi está em negociações para vender 25% da Unitel por dois mil milhões de dólares

Entre os potenciais interessados para adquirir esta fatia da maior operadora móvel angolana encontra-se a empresária Isabel dos Santos e a petrolífera estatal Sonangol, liderada por Fernando Lemos Maria, segundo a agência Bloomberg.

28 de Agosto de 2014 às 20:18
  • 8
  • ...

A companhia liderada por Zeinal Bava está no mercado a tentar vender a sua participação na maior operadora móvel de Angola.

 

Segundo a Bloomberg, o objectivo é vender a fatia de 25% que a Oi detêm na Unitel. O negócio poderá ser fechado por um valor a rondar dois mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros), disseram à agência fontes com conhecimento das negociações.

 

Foi no dia 7 de Agosto que a Oi sinalizou a Unitel como activo disponível para vender. Os 25% da Oi na Unitel são detidos através da Africatel. A PT detinha 75% desta empresa, mas este activo - avaliado em três mil milhões de reais (cerca de 986 milhões de euros) - foi transferido para a operadora brasileira.

 

Entre os possíveis compradores estão vários dos actuais accionistas como a empresária Isabel dos Santos, filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos. Também a petrolífera estatal Sonangol, liderada por Francisco Lemos Maria, surge entre os interessados, aponta a Bloomberg.

 

O banco de investimento brasileiro BTG Pactual, um dos maiores accionistas da Oi, está a aconselhar a operadora de Zeinal Bava no negócio. A operadora de telecomunicações brasileira avaliou anteriormente os 25% da Unitel em 1,3 mil milhões de euros.

 

Mas ao mesmo tempo que está interessada em vender a operação africana, a Oi está a apostar no mercado brasileiro. A companhia de Zeinal Bava quer ficar com uma fatia da Tim, operadora móvel detida pela Telecom Italia.

 

A venda da Unitel pela Oi acontece depois de várias disputas que a PT e vários acionistas da operadora angolana tiveram desde 2007, e agravou-se quando a PT anunciou a fusão com a Oi em Outubro de 2013.

 

Num desses episódios, em Abril passado, três dos dois accionistas angolanos da Unitel - Isabel dos Santos, a Mercury e a Vidatel - escreveram uma carta à administração da Portugal Telecom. Na missiva os accionistas diziam que, devido à fusão com a Oi, queriam comprar os 25% da Unitel até ao final do mês de Abril. A PT não deu, no entanto, resposta a esta reinvidicação.

 

A cotação da Oi está a subir 0,1% para 1,44 reais na bolsa de São Paulo.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Telecom Zeinal Bava Oi Unitel fusão Tim Telecom Italia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio