Notícia
Tesla vai instalar maior bateria de lítio do mundo na Austrália
A tecnológica liderada por Elon Musk venceu um concurso para a construção daquela que será a maior bateria de lítio do mundo, que será construída no sul da Austrália.
A fabricante de automóveis eléctricos Tesla venceu um concurso para a construção do que o líder da empresa, Elon Musk, garante que será a maior bateria de lítio do mundo.
A bateria terá uma potência de 100 megawatts e deverá estar concluída ainda neste ano, dado que Musk chegou a prometer que estaria pronta num período máximo de 100 dias, caso contrário seria grátis para o governo australiano, segundo disse o líder da Tesla num tweet publicado em Março último.
"Existe seguramente algum risco, porque esta será a maior instalação de uma bateria no mundo com uma grande diferença", disse Musk em declarações feitas esta sexta-feira em Adelaide, que aproveitou para recordar que a actual maior bateria de lítio tem uma potência de 30 megawatts.
A bateria construída pela Tesla será acoplada a um parque eólico construído pela francesa Neoen (algumas parcelas deste projecto estão ainda em construção), permitindo guardar a energia eólica ali produzida, um projecto que pretende revolucionar a forma como é armazenada energia renovável.
A bateria produzirá energia suficiente para fornecer luz a 30 mil lares caso haja uma ruptura no fornecimento energético. Não foram revelados valores concretos sobre o custo do projecto da Tesla, embora Tusk tenha dito que resultará num custo de "50 milhões de dólares ou mais".