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Tesla perde mais de 10% esta semana com desilusão nos testes do Model S

A empresa de Elon Musk contesta os resultados dos testes de segurança da IIHS e diz que este modelo obteve cinco estrelas junto da autoridade oficial rodoviária norte-americana. Nota de analista também não ajuda às acções.

Bloomberg
06 de Julho de 2017 às 16:07
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As acções da Tesla já perderam quase 14% do seu valor durante as três sessões de negociação desta semana, depois da nota desfavorável de um analista e de o modelo de luxo Model S ter ficado mal colocado nos testes de segurança nos Estados Unidos.

Cada título da empresa liderada por Elon Musk vale 312,01 dólares, uma queda de 4,68% em relação à sessão de ontem e a acumular perdas de 13,72% nas negociações desta semana.

Desde sexta-feira, a companhia já perdeu 8.150 milhões do seu valor em bolsa. Uma perda que chega aos 10 milhões se se contabilizarem as quedas das últimas semanas, que levaram a Tesla até ao seu máximo histórico a 23 de Junho.


De acordo com a CNBC
, o facto de o Model S não ter atingido o resultado máximo em alguns dos testes levados a cabo pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) leva a questionar a afirmação da Tesla de que este é o modelo mais seguro de sempre, penalizando a prestação da empresa em bolsa.


"Se está à procura de segurança elevada, acreditamos que há outras escolhas melhores do que o Model S," disse Dave Zuby, o responsável pelos testes, àquela estação de televisão.

Os testes a que o modelo da Tesla foi submetido abrangeram ainda outros cinco automóveis. Num dos exercícios – em que o veículo bate com a frente do lado do condutor numa barreira a 64 quilómetros por hora, o boneco de teste bateu com a cabeça no volante o que levou a atribuir uma classificação de "aceitável" ao automóvel (a classificação mais elevada é "bom", a que se segue "aceitável").

Depois de a Tesla reforçar o cinto de segurança – o factor na origem do baixo desempenho – a situação repetiu-se. O construtor, no entanto, defende a segurança do veículo, argumentando que apenas nesta categoria o IIHS atribuiu uma classificação inferior, tendo em todas as outras recebido o selo de "bom".

E argumenta que a autoridade oficial rodoviária – a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) – atribuiu o máximo de cinco estrelas tanto ao Model S como ao Model X. Só que, explica a CNBC, este teste em que a Tesla obteve uma classificação inferior (e que a IIHS sustenta que é responsável por um quarto dos ferimentos e mortes na estrada) não faz parte da bateria de testes da NHTSA.

Já na sessão de quarta-feira as acções da Tesla tinham caído 7,24%, depois de David Tamberrino, analista da Goldman Sachs, se ter manifestado preocupado com o ritmo de entregas de veículos Model S e Model X. As chegadas aos stands no segundo trimestre cresceram 53% em termos anuais mas apenas 12% em cadeia -, apesar de a companhia prever que as vendas no segundo semestre venham a superar as da primeira metade de 2017.

O analista acredita ainda que as margens de lucro da Tesla no segundo semestre venham a desiludir e que o ritmo de fabrico do Model 3 – que começa a ser produzido esta sexta-feira – venha a ter uma aceleração mais lenta do que o inicialmente esperado.
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