Notícia
Impresa assina parceria com Facebook
A Impresa, através do Expresso, juntou-se à iniciativa do Facebook Instant Articles que visa promover conteúdos informativos na rede social. O Correio da Manhã e o Jornal de Notícias também já integravam a lista.
A Impresa assinou um acordo com o Facebook, através do Expresso, para integrar a lista dos parceiros do Instant Articles. A iniciativa, lançada em Maio de 2015, tem como objectivo promover conteúdos noticiosos na rede social de Marck Zuckerberg.
O grupo norte-americano escolheu diversas publicações de vários países, entre os quais The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel, The Huffington Post, Daily Mail, MTV e Bild.
Os conteúdos do Correio da Manhã e do Jornal de Notícias também já estão disponíveis em versão Instant Articles.
"Os conteúdos do grupo Impresa são feitos numa vertente multiplataforma. O que importa é a mensagem e não o meio, já que o objectivo dos nossos conteúdos é estar no maior número de plataformas e, com isso, chegarmos a mais públicos", referiu Pedro Norton, presidente executivo da Impresa, em comunicado enviado às redacções esta segunda-feira, 4 de Janeiro.
O Instant Articles, disponível para Android e iOS, visa disponibilizar novas funcionalidades para os editores de media criarem conteúdos interactivos no Facebook dos dispositivos móveis.
A iniciativa permite que os utilizadores identifiquem artigos de informação através de um símbolo no canto superior da imagem do artigo que aparece no mural do Facebook e permite que uma notícia seja descarregada de forma rápida. As notícias são os conteúdos que mais demoram a ser descarregados no Facebook, o download demora cerca de oito segundos. Agora, a nova ferramenta vai aumentar em dez vezes a rapidez da leitura de um artigo, porque está nativa no Facebook, segundo a rede social.
Além disso, permite fazer "zoom in" em alta resolução inclinando o telemóvel.
Tal como a rede social já tinha anunciado, as receitas provenientes desta iniciativa serão destinadas aos órgãos de comunicação social.
Os editores de media podem optar por dois modelos: introduzir anúncios nos conteúdos noticiosos e ficar com as receitas ou utilizar a rede de audiências do Facebook e rentabilizar o seu inventário.
Esta parceria acontece depois de vários editores de media terem lançado o debate sobre os direitos de autor. Na Europa, aliás, vários jornais iniciaram um braço-de-ferro com os gigantes da internet, como a Google. Em Espanha, por exemplo, a dona do maior portal de buscas fechou o Google News depois do país vizinho ter introduzido uma lei que a obrigaria a pagar pelos conteúdos.
Recentemente, a Google também estabeleceu uma aliança com vários publishers europeus para promover a inovação no jornalismo online.