Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Óculos de realidade virtual do Facebook chegam ao mercado com analistas pouco confiantes

Já é possível fazer a pré-compra dos óculos de realidade virtual do Facebook, os Oculus Rift, mas os analistas estão pouco confiantes sobre o sucesso deste dispositivo, sendo poucos aqueles que acreditam em vendas acima de um milhão.

David Paul Morris/Bloomberg
06 de Janeiro de 2016 às 19:26
  • ...

Grande parte dos analistas estima que sejam vendidos centenas de milhares de Oculus Rift, os óculos de realidade virtual do Facebook que chegam hoje ao mercado, e poucos apostam em vendas superiores a um milhão de unidades, escreve a Bloomberg esta quarta-feira, 6 de Janeiro.

Os Oculus Rift "serão quase de certeza um redondo erro no Facebook neste momento", considerou Brian Wieser, analista da Pivotal Research, que não quis adiantar à Bloomberg uma estimativa de vendas.

Gene Munster, analista da Piper Jaffray, foi mais longe e chamou a este lançamento um "não evento em 2016", acrescentando que a sua expectativa é que sejam vendidos poucas centenas de milhares de dispositivos.

Escreve a agência que, todavia, isso não seria muito desapontante para o Facebook, cujas expectativas não são muito altas. Zuckerberg comparou o primeiro ano do Oculus ao primeiro ano dos smartphones, dizendo que espera que o dispositivo de realidade virtual comece a ser popular entre gamers – jogadores de videojogos – e que se expanda a partir dai.

Já Rich Greenfield, analista da BTIG, não considera disparatado antecipar vendas superiores, uma vez que se criou alguma expectativa em relação ao produto. "Um milhão de unidades globalmente não soa a loucura, considerando a procura contida", justificou.

O equipamento custa 599 dólares (cerca de 555 euros) e já está em pré-venda, sendo que as primeiras entregas estão previstas para 28 de Março. Os Oculus Rift virão acompanhados de dois jogos de realidade virtual e chegará às prateleiras das lojas em Abril, informou o próprio Facebook.

De referir que potenciais compradores poderão ter de investir em computadores de ponta antes de poderem usar os Oculus Rift. Apenas 13 milhões de computadores em todo o mundo terão as capacidades gráficas necessárias para ler realidade virtual em 2017, de acordo com as estimativas da Nvidia, a maior produtora de chips gráficos.

Até 2020, no entanto, o mercado para a realidade virtual deverá chegar aos 16 mil milhões de dólares (14,8 mil milhões de euros), estima o analista MarketsandMarkets.

Ver comentários
Saber mais Oculus Rift Facebook tecnologia realidade virtual empresas Mark Zuckerberg
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio