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Google quer ter um "diálogo aberto" com grupos de media
O responsável de parcerias da área de notícias da Google, Madhav Chinnappa, sublinhou que a gigante tecnológica quer ter um "diálogo aberto" com as empresas de media e considera que os órgãos de comunicação social "podem aprender com as empresas de tecnologia, as quais estão focadas no consumidor".
A Google tem sido apontada como uma das grandes rivais da indústria dos media. Isto porque como plataforma agregadora e distribuidora de conteúdos fica com uma fatia das receitas da produção de informação, como tem sido apontado pelas empresas de media.
Para tentar inverter esta situação e ajudar a desenvolver e promover o jornalismo digital a gigante norte-americana anunciou recentemente uma nova iniciativa, denominada Digital News Initiative, que visa estabelecer parcerias com os publishers europeus. A criação de um fundo para promover a formação em jornalismo digital é uma das medidas da iniciativa.
Segundo Madhav Chinnappa, responsável da Google pelas parcerias na área das notícias, têm sido vários os pedidos de informação que têm chegado às contas de emails da Google, tanto que ainda não tiveram tempo para responder a todos os pedidos.
Madhav Chinnappa, que falava durante o Digital Forum Portugal, confessou que ainda "há muitos passos a dar" para concluir este processo que ajudará as empresas do sector a ultrapassar alguns dos actuais desafios da Era digital. "Haverá mais novidades em Setembro", adiantou, sem detalhar mais pormenores.
"Nós queremos ter um diálogo aberto", com as empresas de media, acrescentou.
Madhav Chinnappa aproveitou ainda para explicar "aos mais cínicos" qual o motivo que levou a Google a lançar o DNI: "as notícias são importantes para nós. E partilhamos muitos dos valores das empresas de media. Todos temos um papel a desempenhar".
Durante a sua apresentação, na conferência organizada pela ACEPI, o responsável da Google sublinhou ainda que infelizmente não vê "muita inovação" nesta área da transformação digital. Isto porque a "inovação é muito difícil de definir, de medir e de incentivar nas organizações", sustentou.
A Google também quer ajudar os media neste campo. Como? "Nós falamos de forma regular com jornalistas para perceber quais os instrumentos que poderiam facilitar e ajudar nesta área", contou.
"Acredito que as empresas de media podem aprender com as empresas de tecnologia, que estão focadas no consumidor".
Portugal também está no radar da Google, incluindo no programa DNI. Para tentar perceber o mercado nacional, Portugal foi um dos países escolhidos para integrar o estudo que a Google está a elaborar sobre o consumo de informação em vários mercados e que será apresentando em Outubro.
Algumas das conclusões destacadas pelo responsável da Google sobre o mercado português prendem-se com a importância que os portugueses dão às marcas e o forte peso do Facebook na rotina diária dos portugueses, incluindo na procura e partilha de notícias.