Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Arauco vende central de cogeração à Sonae Capital

Além da central actualmente existente em Mangualde, a empresa agora comprada tem em mãos a licença para a construção de um novo equipamento do género que substituirá o existente. Vai custar 45 milhões de euros para gerar receitas anuais de 20 milhões.

A Sonae indicou que a guerra das promoções no retalho alimentar tem-se intensificado nos últimos meses mas, ainda assim, continua a prever uma subida das vendas. Já no retalho não alimentar, a recuperação da economia deverá dar um impulso às receitas. No caso do segmento de electrónica, por exemplo, as vendas já atingiram 1.000 milhões de euros este ano. Apesar da pressão concorrencial, os analistas do CaixaBank BPI antecipam que esse impacto seja limitado. E mantiveram a Sonae na lista das suas acções preferidas na Península Ibérica, que foi actualizada esta semana. É a única portuguesa nessa lista. Consideram que a acção está barata.
12 de Outubro de 2017 às 17:27
  • 2
  • ...
A Sonae Capital comprou uma central de cogeração a biomassa e a licença para o desenvolvimento de um novo equipamento do mesmo género à Sonae Arauco, a sociedade criada no ano passado entre a Sonae Indústria e os chilenos da Arauco. 

A transacção - comunicada esta quinta-feira, 12 de Outubro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - foi feita por cerca de 900 mil euros. 

Através da participada CapWatt, a Sonae Capital compra assim 90% da Sociedade de Iniciativa de Aproveitamentos Florestais-Energia (SIAF-Energia).

A SIAF-Energia detém, por sua vez, a central de cogeração instalada na Sonae Arauco de Mangualde, além da licença para desenvolver uma nova central termoeléctrica a biomassa que substituirá a existente. 

A construção da nova central - com potência eléctrica de 10MW (megawatts) - vai representar um investimento de 45 milhões de euros, a ser realizado pela CapWatt. Em velocidade cruzeiro deverá gerar receitas de cerca de 20 milhões de euros.

A central deverá entrar em exploração no segundo semestre de 2019 e fornecerá energia térmica à fábrica de painéis derivados de madeira da Sonae Arauco ali localizada e que também está a receber trabalhos e modernização e de aumento de capacidade 

A CapWatt e a Sonae Arauco podem, no prazo de três anos, optar por comprar os 10% remanescentes no capital da SIAF.

As acções da Sonae Capital terminaram a sessão a subir 0,94% para 0,858 euros enquanto as da Sonae Indústria avançaram 4,01% para 2,83 euros.

A Sonae Arauco foi criada em Maio de 2016 em parceria com os chilenos da Arauco e que é detida em partes iguais pelos dois grupos.
Ver comentários
Saber mais Sonae Arauco Sonae Indústria Sonae Capital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio