Notícia
Sonae Indústria conclui parceria com a Arauco
As duas empresas finalizaram esta terça-feira, 31 de Maio, a parceria que levaram a cabo para actuar nos mercados da Europa e África do Sul, tendo constituído a Sonae Arauco para este efeito.
A Sonae Indústria e a Arauco finalizaram esta terça-feira, 31 de Maio os procedimentos necessários à conclusão de uma parceria que já tinha sido anunciada há alguns meses.
Em comunicado à CMVM, a empresa liderada por Rui Correia (na foto), deu conta do resultado desta parceria, "designada Sonae Arauco para actuar nos mercados Europeu e na África do Sul, no negócio dos painéis derivados de madeira, químicos e impregnação de papel".
Com esta concretização, adiantou a Sonae Indústria, foi realizado "um aumento de capital de 137,5 milhões de euros, subscrito na totalidade pela Arauco e que reforçará a estrutura de capitais" da nova sociedade.
Além disso, a Sonae Indústria conseguiu "reduziu a sua dívida consolidada para um montante estimado inferior a 240 milhões de euros", explicou a empresa. A empresa da Maia detalhou ainda que "além do refinanciamento da dívida local da operação do Canadá, a Sonae Indústria renegociou com diversas instituições financeiras cerca de 180 milhões de euros de dívida, com maturidade final de cinco anos".
A Sonae Arauco subscreveu ainda "um novo empréstimo sindicado a cinco anos com cinco bancos internacionais, no montante de 205 milhões de euros" em melhores condições, referiu a sociedade.
A parceria não integra as actividades da Sonae na América do Norte, "bem como o segmento de laminados e componentes" que ficam nas mãos da empresa portuguesa.