Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Europeia autoriza controlo da Tafisa pela Arauco e Sonae Indústria

Bruxelas deu luz verde à operação que permite o controlo da Tafisa pela Arauco e Sonae Indústria. Um passo importante para a "joint-venture" entre que as duas empresas levaram a cabo.

29 de Fevereiro de 2016 às 13:08
  • 4
  • ...

A Comissão Europeia adiantou esta segunda-feira, 29 de Fevereiro, que foi dada luz verde à aquisição do controlo conjunto da Tafisa pela Arauco e pela Sonae Indústria. A empresa da Maia detinha, até agora, total controlo da Tafisa.


"A Comissão concluiu que a transacção proposta não levanta problemas de concorrência, tendo em conta a posição de mercado moderada que resulta da operação e do facto de a Arauco estar activa sobretudo na América do Sul", adiantou Bruxelas em comunicado.


A Sonae Indústria anunciou em Novembro que tinha estabelecido uma "joint-venture" com a empresa chilena.


"A entrada da Arauco far-se-á através de um aumento de capital de 137,5 milhões de euros, subscrito pela Arauco e que reforçará a estrutura de capitais da nova companhia", adiantou a sociedade da Maia comunicado nessa altura.


Por sua vez, a Sonae Indústria passa para a nova empresa "as actividades relacionadas com painéis de aglomerado das actuais unidades industriais na Europa e África do Sul, nomeadamente, todas as unidades de produção de painéis de aglomerado, químicos e impregnação de papel", adianta o mesmo documento. Esta parceria exclui "as actividades da Sonae Indústria na América do Norte e o segmento de laminados e componentes", refere a sociedade liderada por Rui Correia.


A dívida da empresa irá reduzir-se em 360 milhões de euros com esta operação, actualmente está nos 570 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Sonae Indústria Comissão Europeia Arauco Tafisa indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio