Notícia
Inapa já apresentou pedido de insolvência de subsidiária espanhola
O pedido no país vizinho surge após a Inapa ter feito o mesmo na Alemanha e em Portugal.
A Inapa apresentou quarta-feira, 14 de agosto, o pedido de declaração de insolvência da sua subsidiária no país vizinho, a Inapa España Distribucion de Papel S.A. junto do tribunal do comércio de Madrid (Juzgado de lo Mercantil de Madrid), informa esta quinta-feira a empresa portuguesa num comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"Este pedido é uma consequência directa da declaração de insolvência da Inapa IPG, comunicada ao mercado no passado dia 21 de Julho, na medida em que a insolvência da sociedade determinou (entre outras circunstâncias com impacto negativo para o património da subsidiária) a interrupção do fornecimento de papel à subsidiária, assim como o vencimento antecipado de determinadas linhas de crédito bancárias obtidas pela subsidiária e o reconhecimento, nos capitais próprios, da imparidade dos saldos a receber pela subsidiária da Inapa IPG", indica o comunicado.
"O processo de insolvência da subsidiária seguirá os trâmites previstos na legislação espanhola", conclui o documento.
A Inapa anunciou a 21 de julho que iria apresentar à insolvência a sua filial na Alemanha e que, consequentemente, a Inapa IPG iria fazer o mesmo em Portugal a breve trecho.
No dia seguinte, o conselho de administração da Inapa apresentou a sua demissão.
A 29 de julho, a Inapa apresentou mesmo o pedido de insolvência em Portugal, já depois de ser conhecido que o Estado, através da Parpública, negou injetar cerca de oito milhões de euros na empresa para solucionar o problema de tesouraria na Alemanha.