Notícia
Distritos de Lisboa, Faro e Porto concentram oito em cada dez casas de luxo à venda em Portugal
Segundo o portal imobiliário Idealista, Portugal tem mais de 12.000 casas anunciadas com preço acima de um milhão de euros, das quais 1.700 custam mais de três milhões.
Os distritos de Lisboa, Faro e Porto concentram 81% de todas as casas de luxo à venda em Portugal, ou seja, que custam mais de um milhão de euros, anunciadas no Idealista.
Segundo o portal imobiliário, praticamente todos os distritos de Portugal continental e ilhas possuem, pelo menos, uma casa anunciada no Idealista que custa mais de um milhão de euros. No entanto, a distribuição não é homogénea.
Dados compilados a 1 de agosto indicam que Lisboa é o distrito com o maior número de casas de luxo superior a esse valor, representando 44,6% do total nacional. Segue-se Faro, com 24,9% do total, seguido pelo Porto (11,2%), Setúbal (5,2% do total) e ilha da Madeira (4,3%).
Leiria é o sexto distrito com mais imóveis acima de um milhão de euros, representando 1,5% do total, seguido por Évora com 1,4%. O ranking dos distritos e ilhas com mais casas de luxo completa-se com Braga (1,1%) e Santarém (1,1%).
Em sentido inverso, com menos casas de luxo anunciadas até ao dia 1 de agosto surge a ilha de Porto Santo, com apenas uma, seguida da ilha de São Jorge, da ilha de Santa Maria e da ilha do Pico (todas com duas) e da ilha Terceira, com seis.
Dentro do próprio mercado residencial de luxo, existem casas ainda mais exclusivas, que custam mais de três milhões de euros, com o Idealista a contabilizar 1.700 propriedades acima deste preço.
Estas casas de luxo que custam mais de 3 milhões de euros localizam-se, sobretudo, em Lisboa (842 anúncios; 49,5% do total), Faro (495 anúncios; 29,1% do total) e Setúbal (113 anúncios; 6,6% do total). Em seguida, surge o Porto (58 anúncios; 3,4% do total) e a ilha da Madeira (47 anúncios; 2,8% do total).