Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Casa mais antiga do Porto está a ser reabilitada para arrendamento

Autarquia investe mais de 360 mil euros na reabilitação da chamada Casa do Beco dos Redemoinhos ou Casa dos Alão de Morais, na Sé, datada do século XIV, podendo o seu aspeto, caraterizado como flamengo, com uma chaminé ao cimo da fachada, ser influência proveniente da Flandres.

  • ...

Junta à Sé do Porto mora aquela que é considerada a casa mais antiga da cidade.

Situada no "Beco dos Redemoinhos", crê-se ter sido construída na primeira metade do século XIV, devido à sua arquitetura, de influência proveniente da Flandres, com a chaminé colocada ao cimo da fachada.

A casa viria, três séculos depois, a ficar na posse do genealogista Cristóvão Alão de Morais, devendo datar dessa época a janela de peitoril do piso superior, pelo que ainda hoje a casa mais antiga do Porto é chamada de Casa do Beco dos Redemoinhos – porque na época existiam ali azenhas (moinhos), num lugar por onde passava um pequeno rio – ou Casa dos Alão de Morais.

Além de habitação para o clero, o espaço terá servido, ao longo dos séculos, como estrebaria, palheiro e residências de elementos menos eminentes da sociedade.

Esta casa de origem medieval está agora a ser reabilitada pela Câmara do Porto para introduzi-la no mercado do arrendamento acessível.

"Com um valor de investimento superior a 360 mil euros, o imóvel deverá estar disponível para engrossar o mercado municipal de arrendamento acessível a partir de dezembro de 2025", revela a autarquia, em comunicado.

A intervenção está ser desenvolvida pela sociedade de reabilitação urbana Porto Vivo, de acordo com a estratégia municipal de introduzir imóveis anteriormente devolutos no mercado de arrendamento acessível, continuando, assim, "a devolver espaços com história à cidade", enfatiza o município.

O projeto de intervenção na casa mais antiga do Porto prevê a criação de espaço de habitação, mas também de serviços, sendo que, na vertente habitacional, "será privilegiada a abertura dos espaços, promovendo a reabilitação da área útil e a iluminação natural e ventilação", realça a autarquia.

Quanto à solução arquitetónica para a parte alocada a serviços, "a principal premissa foi a de tentar manter, tanto quanto possível, o existente", sublinha, acrescentando que, "nos casos que não for possível, a arquitetura será substituída por estruturas leves, de fácil reconversão e com recurso a materiais compatíveis".

De acordo com a autarquia, a reabilitação urbana promovida pela Porto Vivo já permitiu disponibilizar mais de 340 habitações.

(Notícia atualizada às 12:48)

Ver comentários
Saber mais porto casa mais antiga beco dos redemoinhos casa dos alão de morais arrendamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio