Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petrobras aprova a venda de 25% da maior rede de postos de combustível do Brasil

A abertura do capital da empresa, que conta com 7.500 postos de combustíveis no Brasil, surge depois de a Petrobras anunciar a venda de activos no valor de 15 mil milhões de dólares até final de 2016.

Bloomberg
18 de Agosto de 2015 às 15:58
  • ...
A Petrobras aprovou a venda de 25% da BR Distribuidora, empresa que detém os postos de combustível da petrolífera brasileira.

A BR Distribuidora detém a maior rede de postos de combustíveis do país, 7.500 no total. É também a segunda maior empresa do Brasil em termos de vendas: mais de 33,8 mil milhões de dólares em 2014, segundo dados da Exame Brasil.

A decisão foi tomada em reunião no dia 8 de Agosto e foi divulgada publicamente na segunda-feira, 17 de Agosto, segundo a Reuters. Apesar de inicialmente estar prevista a venda de um quarto desta operação, esta percentagem pode vir a aumentar.

A companhia foi recentemente avaliada como valendo 10 mil milhões de dólares, segundo os analistas da UBS Securities.

A venda insere-se no novo plano estratégico da empresa que prevê a venda de 15,1 mil milhões de dólares em activos até ao final de 2016. Um dos objectivos destas vendas é reduzir a dívida da companhia, actualmente nos 132 mil milhões de dólares. 

O novo plano estratégico foi aprovado recentemente, depois da Petrobras ter registado prejuízos no valor de 21.600 milhões de reais (5,6 mil milhões de euros em 2014. Deste total, 6.100 milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) devem-se a perdas contabilizadas pelo envolvimento da empresa no alegado caso de corrupção Lava Jato, que está actualmente a ser investigado pela justiça brasileira.

A Galp já prometeu estar atenta à estas vendas. "Estamos observadores", garantiu recentemente o presidente executivo da empresa, Carlos Gomes da Silva.

A petrolífera nacional tem uma parceria privilegiada com a Petrobras no Brasil, estando envolvida em 27 projectos, incluindo na bacia de Santos onde estão localizados os campos de Lula, Iara e Iracema. O Brasil desempenha um papel crucial na operação da Galp. A produção proveniente do país lusófono representou 80% da produção total no primeiro trimestre.

Mas a decisão de vender os 25% da BR Distribuidora não foi unânime e contou com os votos contra do presidente do conselho de administração, Murilo Ferreira, e o conselheiro que representa os trabalhadores da companhia, Deyvid Bacelar.

Murilo Ferreira mostrou-se contra a venda pois considera que a companhia precisa neste momento de deve aprovar um plano de negócios e de contratar profissionais com experiência na venda de combustíveis a retalho.

Deyvid Bacelar, por seu turno, considera que as condições de mercado não são as ideias para esta venda e que a BR Distribuidora pode dar maiores retornos à Petrobras se a gestão da empresa for melhorada ou se forem forjadas parcerias.
Ver comentários
Saber mais Petrobras Galp Carlos Gomes da Silva br distribuidora energia petróleo Brasil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio