Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Repsol negoceia a compra da Talisman Energy por 8 mil milhões de dólares

A petrolífera espanhola pode oferecer até 8 dólares por cada acção da empresa canadiana, avançam fontes próximas das negociações citadas pelo Financial Times. As acções da Talisman Energy já dispararam mais de 33% na bolsa de Toronto.

Bloomberg
Negócios 12 de Dezembro de 2014 às 18:30
  • 1
  • ...

A companhia petrolífera espanhola Repsol iniciou esta sexta-feira negociações formais com a Talisman Energy no sentido de adquirir a empresa canadiana. Segundo fontes próximas do processo, citadas pelo Financial Times, a Repsol estará disposta a pagar entre 6 e 8 dólares por cada acção da Talisman Energy. Ou seja, a Repsol poderá pagar um máximo de 8 mil milhões de dólares (cerca de 6,4 mil milhões de euros). De acordo com as fontes do jornal inglês, o acordo pode estar concluído antes do Natal.

 

Caso este valor se confirme, ele avaliaria a empresa canadiana entre os 10 mil milhões e os 12 mil milhões de dólares. A notícia das negociações está a provocar uma forte subida dos títulos da Talisman: estes ganham 33,26% para os 5,73 dólares canadianos.

 

A Talisman Energy confirmou esta segunda-feira – e reiterou esta quinta-feira - que existem vários interessados na compra da empresa, "entre eles a Repsol", sublinhando, porém, que ainda não existe nenhum acordo definitivo. A Repsol não quis comentar estas negociações.

 

Contudo, segundo o Financial Times e outros meios de comunicação social, a Repsol iniciou contactos com a Talisman no Verão passado. Mas o elevado valor da companhia levou a Repsol a abandonar a corrida à compra da empresa canadiana. No entanto, a forte queda das acções da Talisman durante os últimos seis meses (-62%) voltou a despertar o interesse da Repsol.

 

A Repsol tem actualmente uma liquidez de 10 mil milhões de dólares, além de outros instrumentos a curto prazo, para o financiamento de novos investimentos. A Repsol recebeu em Maio deste ano uma indemnização de 5 mil milhões de dólares por parte do Governo da Argentina após a nacionalização da YPF e expropriação do campo petrolífero de Vaca Muerta.

 

Por outro lado, a Repsol tem manifestado nos últimos meses a vontade de aumentar a presença em países desenvolvidos, já que representam um menor risco do que as economias emergentes.

 

A Talisman detém 60% do seu negócio no Canadá e nos EUA, incluindo explorações de petróleo de xisto. O restante volume de negócios, 40%, está presente na Ásia, região onde a Repsol tem um especial interesse em se expandir.

 

A companhia espanhola pretende também ampliar a sua experiência de exploração offshore. Actualmente, a Repsol, em conjunto com a chinesa Sinopec, desenvolve vários projectos de exploração offshore no pré-sal da Bacia dos Santos e Campos, ambas no Brasil. A actividade offshore é, precisamente, uma das mais-valias da Talisman que detém um vasto percurso na exploração em águas profundas, sobretudo no Mar do Norte. 

Ver comentários
Saber mais Repsol Talisman Energy
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio