Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bloco de Esquerda: "Tudo o que ministra das Finanças disse na comissão é falso"

O Bloco de Esquerda considera que Maria Luís Albuquerque não tem condições para continuar como ministra das Finanças, pois "é falso tudo o que disse" na comissão parlamentar de inquérito aos 'swap'.

Miguel Baltazar/Negócios
25 de Julho de 2013 às 19:43
  • 49
  • ...

"Ao longo das audições das últimas semanas tivemos pessoas com responsabilidade institucional, e não adversários políticos, que vieram dizer que desde a tarde do dia em que tomou posse que Maria Luís Albuquerque foi informada sobre a dimensão das responsabilidades financeiras ligadas ao dossiê dos 'swap'. Tudo o que a atual ministra das Finanças veio dizer a esta comissão é falso, a secretária de Estado sabia o que aconteceu", afirmou Ana Drago.

 

A deputada falava aos jornalistas no final da audição do ex-presidente do IGCP (entre Fevereiro de 2006 e Março de 2012) Alberto Soares, na comissão parlamentar de inquérito ao caso dos 'swap' problemáticos contratados por empresas públicas.

 

Ana Drago lembrou as palavras de Alberto Soares na comissão para dizer que, até Março de 2012, não foi dada qualquer orientação ao IGCP sobre os contratos 'swap', apesar da então secretária de Estado do Tesouro e Finanças ter dito que a entidade que gere a dívida pública portuguesa seria a melhor para fazer a gestão, avaliar os contratos, perceber as perdas e fazer a negociação com os bancos.

 

A deputada bloquista recordou ainda um email citado na comissão pelo deputado socialista João Galamba, onde Maria Luís Albuquerque surge a 06 de maio de 2011 a pedir informações sobre as necessidades de financiamento de empresas públicas como a Metro de Lisboa, e diz que tal demonstra que "enquanto era funcionária do IGCP terá ultrapassado as suas funções institucionais".

 

"É estranho, não eram essas as suas funções, não eram funções do IGCP e portanto é o momento de tentar perceber porque este email foi feito e o que Maria Luís Albuquerque queria saber", afirmou Ana Drago.

 

Assim, o Bloco de Esquerda reafirma que Maria Luís Albuquerque não tem condições para continuar como ministra e que "tudo o que foi dito na primeira audição por Maria Luís Albuquerque é falso e não se coaduna com os testemunhos de Vítor Gaspar, Teixeira dos Santos, Pedro Felício e agora Alberto soares".

 

"Nunca tivemos na nossa história democrática a acusação a um ministro das Finanças de mentir a uma comissão de inquérito", concluiu.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio