Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marca Benfica é a 40ª mais valiosa do futebol mundial

O campeão português vale um total de 78 milhões de euros. No topo dos clubes mais valiosos em todo o mundo encontram-se Manchester United, Bayern de Munique e Real Madrid. Os "red devils" destronaram os bávaros da liderança deste ranking entre 2014 e 2015.

08 de Junho de 2015 às 14:39
  • 4
  • ...
O Benfica encontra-se entre os clubes de futebol mais valiosos do mundo. O campeão nacional vale um total de 78 milhões de euros e encontra-se na 40ª posição entre as 50 equipas mais valiosas a nível global, segundo o estudo Football League Table 2015 elaborado pela consultora Brand Finance.

As marcas mais valiosas no mundo do futebol têm origem em distintos campeonatos. No topo da tabela surge o Manchester United da Premier League, valendo um total de 914 milhões de euros. Segue-se o alemão Bayern de Munique (707 milhões) e o espanhol Real Madrid (661 milhões).

O Manchester United destronou o Bayern de Munique das marcas mais valiosas no mundo de futebol. A contribuir para a liderança dos "red devils" está o recente acordo dos direitos televisivos na Premier League para os próximos três anos.

O ranking das marcas mais valiosas do futebol mundial é dominado pelos clubes das ligas inglesa, alemã e espanhola, que pesam 75% em termos de valor financeiro neste estudo. A liga portuguesa surge na 10ª posição, valendo um total de 103 milhões de euros, 1% do total de 13,401 mil milhões de euros.

Este estudo tem em conta, entre outros factores, as estimativas de receitas passadas e futuras - de bilheteira, comerciais e direitos televisivos - o risco do país e as perspectivas de crescimento dessas receitas.

Entre 2014 e 2015, o Benfica caiu uma posição neste ranking, apesar da marca ter registado um crescimento de valor de 28%, mais 17 milhões de euros.

"Os clubes portugueses são prejudicados pela pequena dimensão da nossa liga face a ligas como a inglesa, alemã ou espanhola", explica em comunicado João Baluarte, sócio da Brand Finance. A pesar na valor financeiro da liga portuguesa está o valor auferido pelos clubes de direitos televisivos, que é mais baixo em comparação com outras ligas europeias.

Apesar de o Benfica ter duplicado o seu volume de negócios nos últimos cinco anos, as suas receitas continuam a ser, ainda assim, metade de um "clube como o Newcastle, que normalmente disputa a segunda metade da tabela classificativa inglesa", aponta João Baluarte.

A impedir também um maior crescimento dos clubes nacionais, está o forte desinvestimento de alguns dos principais patrocinadores dos três grandes de Portugal, a par da incerteza na evolução da economia nacional.

Olhando somente para a força da marca e a sua reputação, o Benfica obtém a 21ª posição a nível mundial. Em termos de receitas de bilheteira, alcança a 25ª posição com 27,8 milhões. Nas receitas comerciais, regista a 17ª melhor marca, com 62,5 milhões de euros. E ao gerar 48,6 milhões de euros de receitas televisivas, alcançou a 38ª posição neste indicador.
As 10 marcas mais valiosas no futebol mundial
1. Manchester United (914 milhões de euros)
2. Bayern Munique (707 milhões)
3. Real Madrid (661 milhões)
4. Manchester City (607 milhões)
5. Chelsea FC (602 milhões)
6. FC Barcelona (586 milhões)
7. Arsenal FC (533 milhões)
8. Liverpool FC (437 milhões)
9. Paris Saint Germain (410 milhões)
10. Tottenham Hotspur (273 milhões)
Ver comentários
Saber mais Benfica Manchester United Premier League Bayern de Munique Real Madrid futebol desporto futebol economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio