Notícia
Worten pode vir a apostar no modelo de "franchising"
A administração da Worten não confirma a expansão do negócio de retalho alimentar para Moçambique. E assume-se como "facilitador do processo de internacionalização" da Sonae.
A gestão da rede de retalho especializado em electrónica Worten não confirma a expansão do negócio alimentar da Sonae (consolidado na Sonae MC, que detém os hipermercados Continente) para Moçambique, avançada na imprensa local.
Quando questionado sobre uma possível união de esforços, caso a informação da expansão do alimentar para Moçambique se confirme, Mário Pereira afirmou: "nós [Worten, pertencente à Sonae SR] vamos no túnel de vento da Sonae MC".
Mário Pereira recusou, contudo, confirmar qualquer intenção de a Sonae expandir o seu negócio para Moçambique – goradas que foram as expectativas em Angola -, remetendo toda a informação sobre a estratégia da Sonae MC para a própria. A Sonae SR já está em Moçambique, através da rede de vestuário Mo.
Em alternativa, o administrador da Worten preferiu qualificar a empresa que gere como "facilitadora do processo de internacionalização" do grupo. Para já, e numa altura em que está a fazer 20 anos, o grupo está mais apostado em consolidar-se onde está directamente.
No que toca à estratégia de expansão, e referindo-se então também a Portugal, Mário Pereira confirmou que o modelo de franchising "está estudado dentro do grupo" e é visto como uma "boa proposta de valor". "Já temos abordagens do mercado" para abrir a expansão a este tipo de exploração, adiantou – "acreditamos que tem algum espaço", acrescentou.
A Worten, está, para já, na Península Ibérica. Tem 180 unidades de retalho em Portugal, e outras 50 em Espanha, onde tem feito o que qualifica de "gestão dinâmica de lojas" e "optimização do parque", adiantou Inês Borges, directora de marketing da empresa. O que tem representado nos últimos meses alguns encerramentos naquele mercado, aberturas noutras localizações e remodelações de algumas outras unidades – e maior rentabilidade, segundo os dados preliminares de vendas do grupo referentes a 2015.
Exportação de marcas próprias
Sobre a expansão em mercados além de Portugal e Espanha, Inês Borges preferiu focar a atenção do tema menos na internacionalização da operação de retalho e mais na exportação de marcas próprias da Worten.
Dando o exemplo da Goodis (marca de acessórios para equipamento electrónico), a directora de marketing adiantou que o conjunto de marcas próprias da Worten é já exportado para 12 países, através de outros operadores.
Processo semelhante, recorde-se, ocorreu com marcas próprias de outras insígnias especializadas da Sonae, como a Berg, da SportZone.