Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Distribuição da Sonae vende 4,85 mil milhões em 2015

A área de retalho alimentar e especializado do grupo Sonae obteve um crescimento de 5,1% nas vendas internacionais face a 2014, atingindo 378 milhões de euros no ano passado.

Ricardo Castelo
20 de Janeiro de 2016 às 17:31
  • ...

O grupo Sonae realizou vendas consolidadas de 4,85 mil milhões de euros com as suas participadas na área da distribuição, que concentram a área de retalho alimentar na Sonae MC (Continente, Bom Dia, Meu Super) e do retalho especializado na Sona SR (Worten, SportZone, Mo, Zippy) no ano de 2015. O desempenho, anunciado esta quarta-feira, em comunicado, representa um aumento de 0,7% face a 2014.

De acordo com a nota da Sonae enviada às redacções, os dados preliminares da distribuição da SGPS (entidade que concentra ainda a Nos e a Sonae Sierra, entre outros) em 2015 apontam para um volume de negócios das unidades de retalho alimentar de 3,49 mil milhões de euros, mais 0,8% do que o realizado um ano antes.

A companhia destaca "o desempenho positivo do segmento de ‘e-commerce', que aumentou o volume de negócios em 7,9% em 2015" e o "lançamento do cartão Universo" que em três meses de vida obteve 200 mil adesões em Portugal.

Já a Sonae SR, que além de Portugal agrega actividades directas (em Espanha) e em "franchising" em 25 outros países, registou vendas de 1,29 mil milhões de euros, um aumento de 0,4% face a 2014. A presença internacional do grupo, descreve a Sonae SGPS, "aumentou o volume de negócios em 5,1% face a 2014, para 378 milhões de euros". Em Portugal, as vendas atingiram 917 milhões de euros, recusando 1,5%.

Finalmente, outras actividades de distribuição do grupo liderado por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério, onde se inclui, por exemplo, a cadeia de matérias de construção e bricolage Maxmat, registaram um volume de negócios de 65 milhões de euros em 2015, mais 3,6% face ao ano imediatamente anterior, de acordo com os dados disponibilizados esta quarta-feira, 20 de Janeiro.

No mesmo comunicado, o grupo Sonae adianta ainda que terminou o ano de 2015 com um total de 1.361 unidades – mais 96 lojas que um ano antes. "Este crescimento conduziu a um aumento de 12 mil metros quadrados de área de vendas, que atingiu 1.104 mil metros quadrados", acrescenta a empresa.

Daquelas, 746 unidades são da Sonae MC (directas e em franchising, onde se inclui a parceria com comerciantes de comércio tradicional Meu Super) e outras 585 unidades são da Sonae SR, "repartidas por 27 países".

"Em 2015", salienta a companhia, "a área de retalho alimentar reforçou a sua presença na proximidade com 11 novas lojas Continente Bom Dia e dois Continente Modelo, tendo também superado o objectivo de 200 lojas Meu Super no final do ano".

Ao nível internacional, define a gestão da Sonae SGPS, continuou a "expansão" e "entrada em novos mercados através de lojas próprias, "franchising" e exportação de produtos".

Ver comentários
Saber mais Sonae SGPS Sonae MC Sonae SR Continente Meu Super Worten SportZone Zippy Paulo Azevedo Ângelo Paupério Maxmat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio