Notícia
Sonae pode estar em negociações para comprar supermercados em Moçambique
O “site” Zitamar noticia que a empresa da Maia, em parceria com o fundo Satya Capital, estará a negociar a compra da rede de supermercados Extra, actualmente detida pelo grupo local ADC.
A Sonae pode estar em negociações para comprar a rede de supermercados moçambicana Extra, segundo adianta o "site" local Zitamar. A empresa da Maia está numa "joint venture" com o fundo Satya Capital, liderado pelo magnata africano Mo Ibrahim.
Contactada pelo Negócios, a Sonae não quis comentar estas informações.
O Zitamar avança que a rede de lojas em causa pertencia ao grupo sul africano "Pick n Pay", que abandonou Moçambique em 2013, depois de gerar maus resultados. Posteriormente, foram adquiridas pela empresa local ADC, que tinha, em Maio de 2015, 25 lojas, incluindo 15 na capital, Maputo.
A concretizar-se, o negócio será levado a cabo através da S2 África, um veículo focado no retalho e criado em 2014 pela Satya e pela Sonae Distribuição, explica o Zitamar. A Satya trabalha com investimentos entre os 20 milhões e os 150 milhões de dólares (18 milhões e 136 milhões de euros) e investe com capitais próprios em vários sectores.
A cadeia é baseada num formato "low cost", com as suas próprias marcas, que vende não só nas lojas que detém mas também em outras. O "site" explica ainda que o grupo tem registado algumas dificuldades em gerar bons resultados, sobretudo com a queda de valor da moeda moçambicana.
A Sonae já está em África, nomeadamente em Moçambique, através da MO, marca de lojas de vestuário.
Em Angola, o projecto em parceria com Isabel dos Santos acabou por não avançar, com alguma polémica pelo meio.