Notícia
Sonangol vai manter posição accionista no BCP
A Sonangol acompanhou o aumento de capital do BCP. A petrolífera angolana, liderada por Isabel dos Santos, quer continuar a ser um parceiro de referência do banco.
A Sonangol acompanhou o aumento de capital do BCP. A intenção da petrolífera angolana, segundo o Negócios sabe, passa por manter o suporte à instituição e continuar a ser um dos parceiros de referência do banco.
A Sonangol, presidida por Isabel dos Santos, controla 14,87% do capital do BCP e teve de investir 198 milhões de euros para preservar esta posição na estrutura accionista do banco liderado por Nuno Amado.
A participação da Sonangol nesta operação de aumento do capital, agora confirmada, foi avançada pelo Negócios a 27 de Janeiro. Além da Sonangol, a InterOceânico, outro dos accionistas angolanos do banco, também terá participado neste aumento de capital para manter a sua posição de 1,7%, o que se traduz num investimento de 23 milhões de euros.
Esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, vão ser anunciados os resultados de aumento de capital de capital do BCP em 1,33 mil milhões de euros, em que as acções foram subscritas a um preço unitário de 9,4 cêntimos. A procura de acções superou a oferta o que significa que não foi necessária qualquer tomada firme da operação por parte dos bancos.
Este aumento de capital traduz-se no reforço de posição do novo accionista de referência na estrutura accionista do BCP, a Fosun. O grupo chinês que é dono em Portugal da seguradora Fidelidade e da Luz Saúde e já controla 18% do BCP, pretende ter até 30% do maior banco privado português.
Recorde-se que a Sonangol, no final de 2016, solicitou ao BCE autorização para reforçar a sua posição no banco para um nível superior aos 20%, tendo-lhe a mesma sido concedida no início deste ano. A petrolífera angolana é accionista de reerência do BCP desde 2007, onde começou por ter uma posição qualificada de 2%.
O Fundo de Pensões da EDP também decidiu acompanhar o aumento de capital do BCP, mantendo a participação de 2,56%, o que se traduz num investimento de 28 milhões de euros.