Notícia
Santos Silva: "O BPI não tinha alternativa em Angola"
O "chairman" do BPI deu conta do processo que resultou na desblindagem e referiu que o BPI estava obrigado a sair da gestão do BFA.
A desblindagem dos estatutos do BPI, aprovada esta quarta-feira em assembleia-geral, foi o culminar de meses de indefinições. Artur Santos Silva está confiante na aprovação do acordo com a Unitel, comunicado ao mercado esta terça-feira à noite.
"O BPI não tinha alternativa em Angola face a uma posição muito conhecida do Banco Central Europeu que não fosse desconsolidar o banco. Tinha que alterar o acordo de accionistas porque o BCE entendia que não podemos ter qualquer responsabilidade na gestão do BFA. O BCE foi claríssimo que teria que se resolvido hoje e esse assunto ficou resolvido", salientou Santos Silva. O Negócios avançou hoje a pressão que Frankfurt tinha colocado em cima do banco para que houvesse uma solução.
Santos Silva acredita em resposta rápida da Unitel
Santos Silva está confiante, mas não pode garantir o sucesso desta estratégia. "Na Unitel está feita a proposta e não tem prazos. Mas estou certo que será respondida com rapidez e será aceite". Com este processo, que agora permite avançar com a OPA do espanhol CaixaBank, o banco ganhou quatro meses para resolver a questão angolana, segundo o mesmo responsável. Até ao final de Outubro fica para cumprir o lançamento da OPA. O da exposição a Angola tem, por isso, prazo de resolução até Janeiro.
O responsável, que na mesma conferência de imprensa desvalorizou a hipótese de os bancos portugueses caírem em mãos estrangeiras, explicou que o BCE não concordou com uma proposta semelhante da Unitel antes por "razões reputacionais". Frankfurt preferia um aumento de capital. "A OPA faz com que CaixaBank terá mais tempo para debater a decisão. O excesso de risco desapareceu. Passou para o BFA".
Novo Banco ainda é tema
O "chairman" do BPI salientou ainda que o banco se mantém na corrida ao Novo Banco.
"Estamos a estudar seriamente a opção. Com o aspecto que ficou hoje resolvido, isto permite tomar posições porque não está bloqueado".