Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ROC não aceitou ir para auditoria do BES para "preservar" amizade com Salgado

José Macedo Pereira era revisor oficial de contas de empresas do BES e mantém-se ainda em funções em sociedades do Novo Banco. Não quis ir para a comissão de auditoria porque poderia estragar uma relação com um homem a quem devia favores.

A carregar o vídeo ...
  • 3
  • ...

O salário "substancial" que teria enquanto membro da comissão de auditoria do Banco Espírito Santo não foi suficiente para José Manuel Macedo Pereira (na foto) ter aceite o cargo, quando foi convidado, "há três ou quatro anos". Não queria quebrar os laços de amizade que mantinha com o presidente executivo do banco, Ricardo Salgado.  

 

Macedo Pereira é um revisor oficial de contas que exerceu funções em várias empresas do grupo BES e mantém, aliás, o cargo em empresas do Novo Banco, como a Tranquilidade, estando presente em vários conselhos fiscais.

 

"Há três ou quatro anos", foi convidado para integrar a comissão de auditoria do BES. "Apesar de ser um salário substancial, desejado por muita gente, não sou daqueles que entra mudo e sai calado. Não entro mudo e saio calado", disse Macedo Pereira na audição desta terça-feira, 6 de Janeiro de 2015, da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

 

Em resposta ao deputado social-democrata Pedro Saraiva, Macedo Pereira afirmou que aceitar esse cargo seria uma "belíssima forma de, em oito dias ou oito meses", quebrar a relação com Ricardo Salgado – "um homem a quem devo favores e que foi meu colega de curso".  

 

"Quis sempre preservar a relação de amizade com o Dr. Ricardo Salgado", concluiu o revisor oficial de contas.

 

Macedo Pereira quis frisar, contudo, que não considera que quem desempenha funções de auditoria do BES entrasse mudos e saísse calado das reuniões. Mas garantiu que ele próprio não o iria fazer. 

 

Os trabalhos da Comissão de Inquérito à Gestão do BES e do GES foram retomados esta terça-feira, 6 de Janeiro. Nos próximos dias serão ouvidos nomes ligados à área financeira tanto do BES como do Grupo Espírito Santo.

Ver comentários
Saber mais Banco Espírito Santo José Manuel Macedo Pereira grupo BES Novo Banco BES Ricardo Salgado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio