Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novo CEO do BPI: "Não esperem coisas espectaculares"

Pablo Forero considerou que o BPI não tem "os problemas de outros bancos" em Portugal, enaltecendo o facto de "o BPI ter o rácio de crédito malparado mais baixo de Portugal e da Península Ibérica".

Ricardo Castelo/Negócios
26 de Abril de 2017 às 13:06
  • ...

Pablo Forero, que considera que "o BPI é o banco que está em melhor posição para beneficiar da recuperação económica em Portugal", alerta para o facto de o "plano de 100 dias" para melhorar a gestão do banco será para realizar em três anos. "Não esperem coisas espectaculares" no imediato, ressalvou o novo CEO da instituição. 


O novo presidente executivo do BPI, hoje eleito em assembleia-geral de accionistas como um dos dois vice-presidentes da instituição, garante que "o banco foi muito bem gerido" pela administração cessante, liderada por Fernando Ulrich, que passa a ser o "chairman" da instituição, substituindo no cargo Artur Santos Silva.


No final da reunião de accionistas, hoje, no Porto, com Ulrich ao seu lado, Pablo Forero considerou que o BPI não tem "os problemas de outros bancos" em Portugal, enaltecendo o facto de "o BPI ter o rádio de crédito malparado mais baixo de Portugal e da Península Ibérica".


Ainda a aprender português, o que fez com que tenha dito "crédito malparido", provocando uma gargalhada geral na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de accionistas, Pablo Forero garantiu ainda que o BPI é o banco que está em melhor posição para beneficiar da recuperação económica de Portugal, que já está a acontecer".


O novo CEO do BPI recusou-se, de resto, a fazer comentários sobre a situação da banca em Portugal, frisando apenas que, em seu entender, que "os problemas do sector financeiro em Portugal estão em processo avançado de resolução".


Quanto ao "plano de 100 dias", lançado pelo accionista maioritário doo BPI, o espanhol CaixaBanK, com 84,51%, para melhorar a gestão da instituição portuguesa, permitindo poupar 120 milhões de euros, Forero ressalvou que se trata de metas a atingir nos próximos três anos, pelo que, disse, "não esperem resultados espectaculares" no imediato. 


Questionado sobre alguns pontos deste plano, nomeadamente em relação ao calendário para a dispensa de 900 trabalhadores, Fernando Ulrich disse aos jornalistas que só poderão obter respostas sobre essa matéria na conferência de imprensa de apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2017 do BPI, a realizar amanhã, 27 de Abril.

Ver comentários
Saber mais Pablo Forero Fernando Ulrich Artur Santos Silva Península Ibérica CaixaBanK
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio