Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankia duplica dividendos e entrega 194 milhões ao Estado espanhol

O Estado controla o Bankia e, por isso, vai ser o maior beneficiário do aumento de dividendos decretado pela instituição financeira. O dividendo mais do que duplica face à remuneração de 2015.

12 de Fevereiro de 2016 às 13:34
  • ...

O banco espanhol Bankia, maioritariamente em mãos públicas, aumentou a remuneração em que distribui parte dos seus resultados aos accionistas. O Estado espanhol vai receber 194 milhões de euros com esta distribuição, segundo as contas feitas pela Europa Press.

 

Depois de ter aumentado em 39,2% os seus lucros em 2015, o banco decidiu propor uma subida do dividendo para 2,625 cêntimos brutos. Ao todo, são 302,3 milhões de euros pagos como remuneração accionista. No ano anterior, tinham sido pagos 128 milhões de euros em dividendos.

 

E a agência de informação já fez as contas com quem vai receber o dinheiro: o Estado espanhol vai receber 194 milhões de euros dado que o BFA, que é controlado na totalidade pelo estatal Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB), tem 64% do capital.

 

O dividendo será pago a 31 de Março, segundo anuncia a proposta de distribuição de resultados publicada no site do regulador do mercado de capitais espanhóis (CNMV), que será decidida a 15 de Março.

 

A Europa Press conclui que, com este dinheiro a ser recebido pelo Estado, aumenta a devolução das ajudas que Espanha deu ao Bankia depois de nacionalizá-lo no início da década: 1.304 milhões de euros recebidos com a venda de 7,5% do Bankia acrescidos dos 128 milhões recebidos no ano passado pelo pagamento de dividendos.

 

O banco melhorou os lucros em 2015 mas teve de colocar dinheiro de lado pelos problemas que continua a enfrentar por processos judiciais de investidores por informações pouco claras quando foi lançada em bolsa.

 

 

Ver comentários
Saber mais Europa Press BFA Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária FROB Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio