Notícia
Acções do BCP ajustam ao aumento de capital a 17 de Janeiro
Já se conhece o calendário do aumento de capital do BCP. Os direitos começam a negociar na próxima quinta-feira. As acções ajustam ao aumento de capital na terça-feira.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprovou esta quinta-feira, 12 de Janeiro, o prospecto do aumento de capital do BCP, o que desbloqueia o processo, de acordo com o comunicado emitido para o regulador.
Assim, as acções vão ajustar ao aumento de capital na próxima terça-feira, 17 de Janeiro, enquanto os direitos começam a negociar dois dias depois.
Os accionistas poderão subscrever os direitos até 2 de Fevereiro. Já as acções que serão emitidas no âmbito da operação começam a negociar no dia 9 de Fevereiro.
O aumento de capital do BCP está reservado aos accionistas, que receberão um direito por cada acção detida. Consulte a calculadora do Negócios, através da qual pode saber quantos direitos receberá e qual o investimento que terá de realizar.
Esse direito garante a subscrição de 15 novas acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma. Por exemplo, um pequeno investidor que tenha 1.000 acções do BCP e as mantenha em carteira até ao destaque dos direitos, irá receber mil direitos quando as acções ajustarem. Para participar no aumento de capital, terá de exercer os direitos, através dos quais ficará com mais 15 mil acções do BCP. Neste exercício de direitos irá investir 1.410 euros.
Um accionista que não queira participar no aumento de capital terá duas opções: vender as acções antes do ajuste (dia 17) ou esperar que os direitos negoceiem e vendê-los - o que poderá fazer a partir de dia 19.
(Notícia actualizada às 17:47 com mais informação)