Notícia
BCP dispara 6% com promessa de dividendos
Depois de cinco sessões em queda e vários mínimos históricos, as acções do BCP estão a reagir em alta à promessa de regresso aos dividendos.
As acções do BCP estão em forte recuperação, aliviando parte das perdas sofridas na sequência do anúncio do aumento de capital.
Os títulos disparam 6,23% para 87,32 cêntimos, uma cotação que compara com o mínimo histórico de 0,7903 euros fixado ontem e a cotação de 1,0412 euros registada antes do anúncio do aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros.
Trata-se do maior ganho desde 13 de Dezembro, depois de cinco sessões sempre a negociar em terreno negativo, sendo que tendo em conta apenas as três depois do anúncio do aumento de capital a capitalização bolsista sofreu uma queda de mais de 200 milhões de euros.
A recuperação das acções surge depois de ontem a CMVM ter aprovado o prospecto do aumento de capital, documento ondem o banco liderado por Nuno Amado admite o regresso ao pagamento de dividendos.
No documento, divulgado esta quinta-feira 12 de Janeiro, o BCP indica que a "emissão de direitos pretende acelerar o regresso à normalização da actividade do banco, incluindo o potencial regresso ao pagamento de dividendos, em vez da abordagem faseada seguida até à data".
A equipa de Nuno Amado avança com uma intenção: "objectivo para um ‘pay-out’ ratio de pelo menos 40% em 2018, sujeito a requisitos regulamentares". O rácio indica a disposição de distribuir um mínimo de 40% dos resultados obtidos em remuneração accionista. Os resultados são de 2018, pelo que o pagamento é no ano seguinte.
No prospecto do aumento de capital são revelados vários riscos identificados pelo próprio banco, bem como as datas da operação. Na terça-feira, as acções do banco passam a negociar sem direitos associados à operação, já que estes começam a negociar em bolsa na quinta-feira seguinte, 19. Cada direito permite a compra de 15 acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma.
Tendo conta a cotação actual das acções do BCP, o valor teórico dos títulos pós aumento de capital é de 14,27 cêntimos. Já os direitos têm um valor teórico de 73,1 cêntimos.
Na calculadora em baixo pode calcular quanto tem de investir caso pretende participar na operação de aumento de capital.