Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota e Nissan chamam às oficinas mais de 6,5 milhões de carros

Um defeito nos airbags fabricados pela Takata vai levar as fabricantes japonesas a notificar clientes para uma revisão dos automóveis. Segundo contas da Bloomberg, mais de 17 milhões carros estiveram já na mesma situação.

  • 3
  • ...

Mais de 6,5 milhões de automóveis da Toyota e da Nissan vão ter de voltar às oficinas. É o resultado das medidas de segurança relacionadas com os airbags fabricados pela também japonesa Takata.

 

A Toyota vai retirar do mercado, para correcção e posterior devolução, cerca de 5 milhões de carros de 35 modelos diferentes fabricados entre Março de 2003 e Novembro de 2007. Mais de 1,2 milhões são de automóveis vendidos na Europa. Outros 1,3 milhões estão no Japão e 637 mil nos Estados Unidos. Em Novembro, a Toyota já tinha chamado 286 Yaris às oficinas portuguesas

 

Já a Nissan, que tem uma aliança com a Renault, lança esta notificação a 1,56 milhões de automóveis: 563 mil na Europa, 326 mil nos Estados Unidos e 274 mil na China, entre outros. 

 

Os números estão todos inscritos em comunicados divulgados esta quarta-feira e citados pelas grandes agências internacionais. De acordo com a Bloomberg, já mais de 17 milhões de veículos de dez fabricantes diferentes foram chamados às oficinas devido aos problemas nos airbags fabricados pela Takata. O número não é, contudo, consensual, já que o WSJ fala em 25 milhões de automóveis. 

 

A Takata, empresa japonesa, não consegue quantificar quais as coimas de que vai ser alvo por conta deste defeito que, segundo as agências de informação, é apontado como a causa de seis mortes (cinco nos EUA e uma na Malásia) e centenas de feridos. Em Dezembro, a fabricante garantiu ter fundos para lidar com estes "recall" que têm vindo a acontecer por todo o mundo.

Ver comentários
Saber mais Toyota Nissan automóveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio