Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Somague vende posição em três hospitais portugueses por 113 milhões

A operação tinha sido autorizada pela Concorrência em Novembro. A empresa espanhola diz que a alienação se enquadra no seu programa de rotação de activos.

03 de Março de 2016 às 16:43
  • ...

A empresa espanhola Sacyr anunciou esta quinta-feira, 3 de Março, a venda da sua participação nos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira e Santo Espírito (Açores) ao fundo holandês de infra-estruturas Aberdeen por 113 milhões de euros, mantendo no entanto a posição de gestão.


Em comunicado colocado no seu site, a empresa refere ter vendido 98% do capital que detinha na sociedade HC - Hospitais Concessionados e, por esta via, os 51% da concessão dos hospitais de Braga e Vila Franca de Xira (empresas Escala Braga e Escala Vila Franca) e os 40% detidos no hospital da Ilha Terceira. As participações são detidas através da sua subsidiária portuguesa, a Somague.


A empresa reserva para si 2% do capital da empresa e refere continuará a prestar os serviços de gestão dos centros hospitalares em causa, garantindo que continuará "activa no negócio de concessões em Portugal e no dos hospitais em regime de concessão.


A venda tinha sido autorizada em Novembro passado pela Autoridade da Concorrência, uma decisão que na altura abrangeu apenas os hospitais em Braga e Vila Franca, desenvolvidos via parceria público-privada.


O valor do negócio compreende não apenas a participação, como também a dívida associada. Os hospitais portugueses juntam-se à carteira de gestão da Aberdeen que gere 394 mil milhões em activos, entre investimentos de renda fixa e variável, activos imobiliários e portefólios multi-activos.


"Esta operação enquadra-se na estratégia de rotação de activos maduros da Sacyr Concessões com o objectivo de investir em novos projectos em desenvolvimento", refere o documento.


O hospital de Braga (na foto) abriu em 2011 e tem 705 camas, o Santo Espírito entrou em exploração um ano depois e conta com 241 camas, enquanto o de Vila Franca de Xira, aberto em 2013, dispõe de 280 camas, acrescenta a empresa.

A Aberdeen Infrastructure é uma sociedade de direito holandês que faz parte de um grupo que tem, no seu topo, duas das maiores sociedades gestoras de activos e fundos de investimento da Europa.

No início de Outubro a Somague comunicou aos trabalhadores que vai avançar com um processo de reestruturação que envolve a redução de 273 postos de trabalho. A quebra de actividade em Angola, Brasil e Moçambique justifica a necessidade de "ajustar à nova realidade".

A Somague assinou em 2013 com a José de Mello Saúde um acordo para a participação conjunta das duas companhias nos concursos para os novos hospitais com gestão privada, que levou a José de Mello a gerir depois os hospitais de Braga e Vila Franca. A participação da empresa no edifício do Hospital da Ilha Terceira resulta da participação de 40% na Haçor, a concessionária do edifício.
 
Os títulos da Sacyr disparam 7,52% para 1,86 euros em Madrid. 

Ver comentários
Saber mais Braga Vila Franca de Xira Açores Sacyr Concessões economia negócios e finanças Informação sobre empresas hospital saúde construção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio