Notícia
Concorrência aprova venda dos hospitais PPP à Aberdeen
O grupo holandês vai ficar com as participações da Somague nos edifícios dos hospitais PPP de Braga e Vila Franca de Xira. A AdC considera que a operação não cria entraves à concorrência.
A Somague já tem luz verde da Autoridade da Concorrência (AdC) para vender aos holandeses da Aberdeen as participações nas PPP dos hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira e respectivos estacionamentos.
O conselho da AdP adoptou no passado dia 29 de Outubro "uma decisão de não oposição" à operação de concentração, "uma vez que a mesma não é susceptível de criar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados analisados", refere a entidade na decisão divulgada no seu site.
A operação, que foi notificada à AdC a 9 de Outubro, consiste na aquisição, por parte da Aberdeen Infrastructure (Holdco) B.V., do controlo sobre as sociedades Escala Braga - Sociedade Gestora do Edifício, Escala Parque - Gestão de Estacionamentos, Escala Vila Franca - Sociedade Gestora do Edifício e PNH - Parque do Novo Hospital, através da aquisição de participações sociais nas referidas sociedades à Somague.
A Aberdeen Infrastructure é uma sociedade de direito holandês que faz parte de um grupo que tem, no seu topo, duas das maiores sociedades gestoras de activos e fundos de investimento da Europa.
Os dois hospitais são geridos em regime de PPP pela Somague, com 51% do consórcio Escala Braga e 51% do consórcio Escala Vila Franca de Xira.
No início de Outubro a Somague comunicou aos trabalhadores que vai avançar com processo de reestruturação que envolve a redução de 273 postos de trabalho. A quebra de actividade em Angola, Brasil e Moçambique justifica a necessidade de "ajustar à nova realidade".