Notícia
Souto Moura assina The Unique em Aveiro com apartamentos de 400 mil a 1,75 milhões
“Eu não queria que este prédio fosse mais um”, afirma o prémio Pritzker em 2011 sobre o mais recente complexo residencial promovido pela Civilria, que irá instalar a sua nova sede no rés-do-chão do edifício.
Apresentando um valor de ativos superior a 300 milhões de euros e vendas que ultrapassam os 60 milhões, incluindo rendas, a promotora imobiliária tem vários projetos em desenvolvimento em Lisboa, Cascais, Porto, Gaia e Aveiro, estando nesta última cidade a construir um empreendimento residencial na nobre zona do Cais da Fonte Nova.
Chama-se The Unique e é constituído por 39 apartamentos, sobretudo de tipologia T3 e T4, e alguns T1 e T2, com áreas até 276 metros quadrados.
Os preços de venda oscilam entre os 400 mil e os 1,75 milhões de euros.
Assinado por Eduardo Souto Moura, o empreendimento apresenta ainda uma área para serviços, no rés-do-chão, onde será a futura sede da Civilria.
"O edifício residencial The Unique está a mudar o rosto do Cais da Fonte Nova, unindo a ria, o espaço verde e evocando na paleta de cores o património de Arte Nova da cidade de Aveiro", realça a Civilria, em comunicado.
"Eu não queria que este prédio fosse mais um. Esta introdução da cor, esta matiz aveirense, quebra a rigidez do prédio ligado ao movimento moderno puro e duro", afirma Souto Moura, prémio Pritzker ("Nobel" da arquitetura) em 2011.
"Tive a preocupação de fazer um projeto adequado ao sítio e ao clima. Os ‘brises-soleil’ têm a vantagem de quebrar o sol e a vista permanece, quer na sala, quer nos quartos", enfatiza o arquiteto.
Já Artur Varum, CEO da Civilria, destaca como principais pontos de diferenciação "a singular localização do empreendimento e a preocupação com a sustentabilidade, que se espelha na escolha de materiais e soluções construtivas".
The Unique tem conclusão prevista para o próximo ano.