Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Já terminou o encontro entre Passos Coelho e Cavaco Silva (act)

A reunião entre Pedro Passos Coelho e Cavaco Silva, no Palácio de Belém, durou cerca de uma hora e já terminou. Passos Coelho saiu sem prestar declarações. Às 20h00, o Presidente da República fará uma comunicação ao país sobre a "formação do novo governo".

Miguel Baltazar/Negócios
06 de Outubro de 2015 às 18:35
  • 3
  • ...
Terminou há poucos minutos o encontro entre Pedro Passos Coelho e Cavaco Silva, no Palácio de Belém. Este foi o primeiro encontro do Presidente da República com vista à nomeação do próximo primeiro-ministro. Passos e Cavaco estiveram reunidos durante uma hora e, terminado o encontro, o primeiro-ministro abandonou o Palácio de Belém sem prestar qualquer declaração aos jornalistas presentes. Passos Coelho tinha chegado a Belém precisamente à hora marcada (18h), tendo depois abandonado a residência oficial do Presidente da República quando passavam poucos minutos das 19h. 

Passos Coelho deve entretanto dirigir-se para a reunião do Conselho Nacional do PSD. A reunião do órgão máximo entre congressos do partido estava agendada para as 18h30 de hoje, pelo que o presidente social-democrata deverá chegar um pouco atrasado. Às 20h30 reúne-se a Comissão Nacional do CDS, para uma hora depois se reunir também a Comissão Política do PS.

António Costa deverá ser o próximo líder político a ser recebido na residência oficial do chefe de Estado. De Belém a mensagem que chega é que "o Presidente vai agir com alguma rapidez", na concretização dos passos a que o obriga a Constituição para indigitar o novo primeiro-ministro. Para já, não restam grandes dúvidas de que Cavaco Silva vai convidar Passos Coelho para formar Governo, ainda que este tenha conseguido apenas uma maioria relativa no passado domingo.

Formalmente, o Presidente só o poderá fazer depois do dia 14 de Outubro, dia em que serão contados os votos dos círculos da emigração, que poderão alterar o equilíbrio de forças nas bancadas parlamentares – neste momento o PSD é quem tem mais deputados, 86, com o PS logo atrás, com 85. E ainda falta atribuir quatro deputados.

Após o encontro com Pedro Passos Coelho, e por volta das 20h00, Cavaco Silva fará uma comunicação ao país sobre a "formação do novo governo". 

(Notícia actualizada às 18h44 e às 19h40)
Ver comentários
Saber mais Pedro Passos Coelho Cavaco Silva Presidente da República António Costa PS PSD CDS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio