Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos Coelho considera que Moedas será um "excelente comissário" e foi o único nome que apresentou a Juncker

O primeiro-ministro garante que o nome de Maria Luís Albuquerque não foi apresentado ao presidente da Comissão Europeia e refuta críticas da oposição por escolher o actual secretário de Estado adjunto para ir para Bruxelas.

Miguel Baltazar/Negócios
01 de Agosto de 2014 às 18:33
  • 22
  • ...

Pedro Passos Coelho defendeu a escolha de Carlos Moedas para comissário europeu e rejeitou a hipótese de Portugal poder vir a ganhar uma pasta menor pela falta de peso político do nome.

 

"É um bom nome não tem nenhuma limitação que implique a menorização da pasta que lhe for atribuída", disse Passos Coelho aos jornalistas no seu primeiro dia de férias no Algarve.

  

"Cabe a Jean-Claude Juncker distribuir competências. Não é uma competência do Governo português, nem do Conselho Europeu, nem do presidente europeu".

 

Em suma, Passos Coelho considera que Carlos Moedas "será um excelente comissário europeu para desempenhar variadíssimas funções".

 

Contudo, o actual secretário de Estado adjunto vai enfrentar uma concorrência de peso para um cargo no colégio de comissários, apontou, como "candidatos que foram primeiros-ministros ou comissários europeus".

 

"Mas há nenhum 'handicap' que o torne uma escolha menos boa face aos seus colegas. Temos que respeitar essa decisão do presidente da Comissão Europeia", considerou.

 

Passos Coelho rejeitou a hipótese do nome de Carlos Moedas ter sido uma segunda escolha pelo Governo europeu, depois do da ministra das Finanças

 

"Não é verdade, espero que não exista tal percepção. Foi a única escolha que foi feita", disse o primeiro-ministro. "Não foi a proposta que apresentei ao presidente da Comissão Europeia. Só apresentei uma escolha".

 

Sobre as críticas da oposição à escolha de Moedas, Passos Coelho limitou-se a dizer que se "não tivesse condições para aguentar críticas, há muito tempo que não seria primeiro-ministro".

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho Carlos Moedas Governo troika
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio