Notícia
Quem foram os outros comissários europeus portugueses?
Dois do PSD, um do PS. E um presidente da Comissão Europeia também do PSD. Neste capítulo os sociais-democratas ganham vantagem. Carlos Moedas, do PSD, é o quarto comissário europeu de Portugal.
Carlos Moedas foi o escolhido pelo Governo para ser o próximo comissário europeu português. É o quarto e o terceiro do PSD.
Portugal já tinha tido três comissários europeus e um presidente da Comissão Europeia. Durão Barroso rumou a Bruxelas há precisamente dez anos e após uma década a liderar a Comissão Europeia regressará a Portugal, de onde saiu depois de ter deixado o lugar de primeiro-ministro precisamente para ir para Bruxelas. A saída de Durão Barroso de primeiro-ministro levou ao poder em Portugal Santana Lopes, num governo que não durou muito tempo e que abriu caminho para a liderança de José Sócrates.
Durão Barroso tem 58 anos. Iniciou o mandato na Comissão Europeia em Novembro de 2004 e foi reconduzido em 2009.
Com a presidência da Comissão Europeia em mãos portuguesas, Portugal não teve durante as comissões Barroso comissários.
Antes deste período, foram três os comissários portugueses.
O primeiro, António Cardoso e Cunha, esteve em Bruxelas de 1986 a 1993. Teve primeiro a pasta das pescas e, depois, a das empresas, comércio, turismo. Hoje, Cardoso e Cunha tem 80 anos. E acabou por ficar mais conhecido em Portugal por ter sido comissário da Expo 98 e, posteriormente, presidente da TAP. Tinha 52 anos quando entrou na Comissão Delors.
Antes de rumar a Bruxelas, Cardoso e Cunha tinha desempenhado funções governativas, como ministro da Agricultura.
Depois de Cardoso e Cunha foi a vez de João de Deus Pinheiro. Rumou a Bruxelas em 1993, para a Comissão Delors, ficando com a pasta da Cultura e Comunicação, mas em 1995, para o segundo mandato, ficou com a área das relações com África, Caraíbas e países do Pacífico, já na Comissão Santer. Na primeira comissão em Bruxelas, Deus Pinheiro tinha 48 anos.
Também do PSD, tinha desempenhado funções governativas antes de ir para Bruxelas, como secretário de Estado da Educação, assumindo o ministério da Educação com Cavaco Silva, passando depois para os Negócios Estrangeiros. Deus Pinheiro tem hoje 69 anos.
O terceiro comissário europeu, o único, até ao momento, ligado ao PS foi António Vitorino. O advogado tem hoje 57 anos, mas rumou a Bruxelas quando tinha 42 anos. Foi comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos (1999-2004). A escolha foi de António Guterres e quem liderava a Comissão Europeia era, à data, Romani Prodi.
Tal como os seus antecessores, também António Vitorino tinha sido ministro. De 28 de Outubro de 1995 a 25 de Novembro de 1997 foi ministro da Presidência e da Defesa de António Guterres, saindo depois de notícias que indicavam um alegado não pagamento da Sisa (antigo imposto sobre transacção de imóveis).
Agora, Carlos Moeda entrará nesta galeria. Novamente um elemento do PSD. É o primeiro comissário que faz a função sem ter sido ministro, mas foi o homem da ligação do Governo com a troika, enquanto secretário de Estado-Adjunto. Vai para Bruxelas aos 44 anos, idade que fará no próximo dia 10 de Agosto.