Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central da Suécia corta taxa de juro para -0,25%

O Riksbank, banco central da Suécia, cortou esta quarta-feira a taxa de juro directora para -0,25% e expandiu o programa de compra de dívida pública, para estimular a inflação. A coroa sueca desvalorizou após a decisão.

Reuters
18 de Março de 2015 às 13:35
  • ...

O Riksbank, banco central da Suécia, cortou novamente a taxa de juro esta quarta-feira, de -0,1% para -0,25%, para controlar a valorização da moeda, que está a comprometer a recuperação da inflação. Além do corte na taxa de juro, o banco pretende expandir a compra de títulos de dívida pública para 30 mil milhões de coroas suecas (cerca de 3 mil milhões de euros), noticia a agência Bloomberg. A revisão da taxa de juro não estava agendada.

 

A Suécia tem procurado controlar a descida da taxa de inflação, que está longe do seu alvo de 2% há mais de três anos. Dia 12 de Fevereiro, o banco central colocou a taxa de juro em nível negativo, descendo de 0% para -0,1% e anunciou um programa de compra de dívida pública em torno de 10 mil milhões de coroas suecas (mil milhões de euros), em resposta ao programa de alívio quantitativo do Banco Central Europeu (BCE). Uma taxa de juro negativa incentiva os bancos a injectar na economia a liquidez que têm disponível, em vez de a depositarem no banco central, estimulando assim a inflação. 

 

O governador do Banco Central considera que há já sinais para um início da subida da taxa de inflação, mas a apreciação da coroa sueca está está a comprometer este aumento. "A política monetária do Riksbank parece ter afectado as expectativas da inflação", afirmou o governador do banco central, Stefan Ingves, ao anunciar a decisão, citado pela Bloomberg.

 

O banco central declarou que estava preparado para tomar mais medidas caso necessário. Entre estas encontra-se a possibilidade de novo corte na taxa de juro e intervenção no mercado cambial. "Estas medidas e a disponibilidade para voltar a actuar no curto prazo realçam a acção do Riksbank na salvaguarda do objectivo da inflação", afirmou o banco em comunicado, citado pela Bloomberg.

 

A coroa sueca reagiu no sentido pretendido pelo banco central e desvalorizou 1,41% para os 0,10712 euros. 

Ver comentários
Saber mais Suécia BCE taxa de juro inflação alívio quantitativo BCE coroa sueca câmbio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio