Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Há muita tensão lá fora", conta jovem sírio que vive na Turquia

Ibra vive em Gazi-Ayintap e está bastante preocupado com o que está a acontecer na Turquia esta noite. "O governo está a perder o controlo", contou ao Negócios.

Reuters
16 de Julho de 2016 às 00:13
  • 1
  • ...

O acesso na Turquia ao Facebook, Twitter e YouTube foi amplamente vedado quase logo a seguir às primeiras notícias do golpe militar, segundo dois grupos de monitorização das actividades na Internet citados pelo The Guardian. 

No entanto, ao Negócios, Ibrahim Al Ibrahim (na foto) diz que consegue aceder em condições ao Facebook. Foi, aliás, através desta rede social que se estabeleceu contacto com este jovem sírio que fugiu para a Turquia há dois anos. 


Ibra - como gosta de ser chamado - vive em Gazi-Ayintap e está bastante preocupado com o que está a acontecer. "O governo está a perder o controlo", contou, relatando que está muita gente a ir para as ruas, tal como Erdogan pediu, mas que o ambiente está cada vez mais tenso.

"As pessoas estão a recusar este golpe", acrescentou.

Para que aqui, deste lado, percebamos melhor, Ibra envia um áudio onde pode ouvir-se muito ruído, vozes alteradas e buzinadelas. Há muitas pessoas na rua.

"Todos os políticos, e mesmo os principais opositores do actual governo, rejeitaram este golpe dos militares. Eles defendem a democracia", prossegue o jovem Ibra, que fugiu da Síria para a Turquia em busca da paz que lhe faltava na terra onde vivia - mas que hoje, uma vez mais, ouve sons que desejava já ter esquecido.

Fotos dele? Tem muitas. Mas já não mostra, como há cinco anos, imagens da sua casa reduzida a escombros. Agora só tem fotografias alegres. Envia-nos uma. Contrasta fortemente - com o seu ar sereno num jardim belíssimo da cidade onde vive - com os momentos tensos que se vivem neste momento. Mas acredita que a democracia vai vencer. 

"Amo este país", confidencia-nos o jovem de 25 anos. "Considero-o o meu segundo país. A Turquia merece o melhor e o seu povo merece democracia".

Ver comentários
Saber mais Turquia Facebook YouTube Gazi-Ayintap Síria política Internet
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio