Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo apresenta proposta de reforma do IRC aprovada em Conselho de Ministros

O Governo apresenta esta segunda-feira, a proposta de reforma do IRC aprovada este domingo no Conselho de Ministros Extraordinário.

14 de Outubro de 2013 às 12:33
  • 19
  • ...

A proposta de reforma do IRC, aprovada ontem em sede de Conselho de Ministros Extraordinário, vai ser apresentada, esta tarde às 15h00, pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, revelou esta segunda-feira o Ministério das Finanças em comunicado enviado às redacções.

 

O comunicado do ministério das Finanças revela ainda que “a Proposta de Lei será entregue hoje na Assembleia da República, seguindo-se agora o processo legislativo tendente à aprovação da lei e à sua entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2014”.

 

Ontem, o Conselho de Ministros reuniu-se, numa sessão extraordinária, para aprovar o Orçamento do Estado para o próximo ano. O documento tem que dar entrada no Parlamento até amanhã, dia 15 de Outubro.

 

A descida da taxa de IRC é considera por muitos como uma medida importante para tornar a economia portuguesa mais competitiva. Por isso, foi criado uma comissão de Reforma deste imposto, liderada por António Lobo Xavier, cujas conclusões servem de base à decisão do Governo e que vai ser apresentada esta tarde. A Comissão sugere uma redução progressiva do IRC dos actuais 31,5% para os 19% em 2018.

 

A comissão propõe uma redução gradual da taxa, com a eliminação progressiva das derramas municipal e estadual ao longo de cinco anos, sendo que a derrama estadual para as grandes empresas se manterá até 2018, de acordo com o que foi apresentado em Julho deste ano.


(Notícia actualizada às 13h03)

Ver comentários
Saber mais Conselho de Ministros Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio Leonardo Mathias Ministério das Finanças Orçamento do Estado executivo IRC reforma do IRC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio