Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FMI diz que Grécia "está longe" de poder financiar-se só nos mercados

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse este quinta-feira que a Grécia, que espera terminar a assistência financeira internacional antes do previsto, ainda "está longe" de poder financiar-se apenas nos mercados.

30 de Outubro de 2014 às 19:05
  • 5
  • ...

"A Grécia conseguiu avanços importantes (...), mas os acontecimentos recentes mostram que a Grécia ainda está longe de poder apoiar-se exclusivamente nos mercados para se financiar", afirmou o porta-voz do FMI, Gerry Rice, em declarações aos jornalistas.

 

Recentemente, a bolsa de Atenas registou uma queda acentuada e os juros das obrigações gregas a 10 anos subiram, turbulência atribuída pelos analistas à pretensão do Governo de encurtar o programa de assistência do FMI, um dos credores de Atenas.

 

A Grécia, que recebeu dois empréstimos internacionais desde 2010, deixa de estar sob a tutela financeira europeia no final do ano, mas o programa do FMI deveria continuar até 2016. 

 

O Governo de coligação liderado por Antonis Samaras tem indicado querer pôr fim à tutela antes do previsto, o que permitirá aliviar a austeridade.

 

No início de Outubro, a directora-geral do FMI, Christine Lagarde, já tinha afirmado que a Grécia ficaria melhor com uma assistência do fundo. Essa assistência poderá ser um programa cautelar.

 

"Cabe, bem entendido, às autoridades gregas decidirem" o caminho que querem seguir, afirmou hoje o porta-voz do FMI. 

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio