Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Syriza fica a dois deputados da maioria e Nova Democracia abaixo dos 28%

O partido de Alexis Tsipras foi o grande vencedor das eleições na Grécia, conseguindo 36,34% dos votos, ficando apenas a dois deputados de conseguir maioria absoluta. O partido de Samaras ficou abaixo dos 28%.

Apoiantes do Syriza festejam os resultados eleitorais
Reuters
  • 6
  • ...

O Syriza venceu as eleições legislativas na Grécia e ficou a uma curta distância de conseguir maioria absoluta, de acordo com os resultados oficiais disponibilizados pelo Ministério do Interior, numa altura em que estão contados 99,82% das secções de votos.

 

Foram contabilizados 9.905.739 votos, com a participação a ser bastante elevada (quase 64% dos eleitores foram às urnas).

 

O Syriza conquistou 36,34% dos votos, elegendo 149 deputados, o que significa que não consegue maioria absoluta (eram necessários 151).

 

Já o Nova Democracia, cujo líder (Antonis Samaras) já assumiu a derrota, conquistou 27,81% dos votos, conseguido eleger 76 deputados.

 

A Aurora Dourada, de extrema-direita, obteve o terceiro lugar, com 6,28% dos votos, conseguindo eleger 17 deputados, seguida do partido de centro-esquerda To Potami, com 6,05%, conseguindo também eleger 17 deputados.

 

Para conseguir formar governo, o partido de Alexis Tsipras deverá formar uma aliança com o To Potami, o que lhe garantirá uma maioria confortável no Parlamento grego.

 

Depois surgem os comunistas do KKE, com 5,47% e 15 deputados, os Gregos Independentes (direita nacionalista), com 4,75% dos votos e 13 deputados e os socialistas do Pasok, com 4,68% dos votos e 13 deputados.

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio